Skip to main content

O cacau, que é a base do chocolate, é rico em substânciaa que não são metabolizada pelos cães e gatos (Foto: Getty Images)

 

A Páscoa chegou e muito além de um feriado religioso, é um momento de reuniões familiares, que, além de bacalhau, costuma ter muito chocolate. E quem tem animais de estimação muitas vezes não resiste e compartilha o doce com os bichos. Cuidado. O cacau, que é a base do chocolate, é rico em cafeína e teobromina, substâncias que não são metabolizadas pelos cães e gatos e pode levá-los a óbito, dependendo da quantidade ingerida.

Algumas das consequências da ingestão incluem tremores musculares, distensão abdominal, vômitos, diarreia, hemorragia interna e ataque cardíaco. É necessário ressaltar que tudo depende do tipo de chocolate, quantidade ingerida e características do animal, mas os riscos são maiores para filhotes, cães idosos ou de pequeno porte.

+ Como transportar pets no ônibus, trem e metrô de São Paulo

O chocolate branco, que contém pouco cacau na sua receita, acaba sendo o menos tóxico para os animais, só que não deve ser oferecido, pois é rico em açúcar e gorduras, ingredientes que podem causar diarreia, problemas dentários, obesidade e serem fatais para cães diabéticos.

Além do chocolate, a Globo Rural investigou outros alimentos que devem ser evitados na dieta de cães e gatos. Confira:

Atente-se à cebola e ao alho
(Foto: Getty Images)

Alho e cebola

Muitas pessoas optam por alimentar seus bichinhos com a mesma comida que a família come, não há nada de errado nisso, desde que você faça a porção do mascote separada, pois esses temperos possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que pode causar a destruição dos glóbulos vermelhos, levando à anemia, icterícia e sangue na urina. Lembrando que se não for tratado, pode ser fatal.

 

+ Aprenda a fazer brigadeiro com biomassa de banana verde

Abacate é um alimento tóxico para os pets
(Foto: Getty Images)

Abacate

Base de receitas como Guacamole e Vitamina de Frutas, o alimento contém Persin, uma substância tóxica para os animais. A ingestão do alimento pode causar vômito, diarreia e lesões gastrointestinais nos bichinhos.

 

 

 

+ ONG nos EUA promove programa de leitura para ressocializar cães abandonados
+ Saiba a história e como preparar a pascha, símbolo da Páscoa ucraniana
 

O leite tem limite de idade para os pets
(Foto: Getty Images)

Leite

Os mascotes só podem tomar leite quando recém nascidos, sendo estritamente o leite materno. Caso o pet beba leite de vaca, ou derivados, em outro momento da vida pode causa flatulência, diarreia e vômito, pois é indigesto quando tornam-se adultos.

 

 

 

+ Após roubos de dragões de Komodo, ilha na Indonésia é fechada para turistas
+ Receita de bacalhau à lagareiro
 

Cuidado com as sementes dessas frutas
(Foto: Getty Images)

Ameixa, caqui e pêssego

A principal questão desses alimentos nem é o fruto em si, e sim os caroços que podem causar inflamação e obstrução intestinal se ingeridos pelos animais. Então lembre-se: caso dê alguma dessas frutas para os bichinhos, sempre retire o caroço.

 

 

 

+ Receita de bacalhau à lagareiro
+ Mel é capaz de detectar qualidade do ar, indica pesquisa

A macadâmia só é boa para os humanos
da casa (Foto: Getty Images)

Nozes de macadâmia

Uma toxina desconhecida causa malefícios aos animais com essa oleaginosa, a ingestão pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso, gerando convulsões, depressão, vômitos, fraqueza, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios e hipertermia.

 

 

 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply