Skip to main content

Para os próximos meses, os especialistas do Imea alertam que o varejo precisa reagir (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

O alto índice de chuvas em Mato Grosso dificultou o tráfego de gado no norte do Estado e permitiu que os pecuaristas pudessem reter quantidade maior de animais no pasto. Com isso, a arroba do boi gordo avançou 0,89% na última semana, a R$ 139,73, e a da vaca gorda subiu 0,48%, para R$ 130,33.

Na indústria, a escala de abate caiu, após duas semanas de alta. Hoje, cedeu 0,64 dia útil, para 5,78 dias úteis. A avaliação é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em nota.

Para os próximos meses, no entanto, os especialistas do Imea alertam que o varejo precisa reagir, pois, caso contrário, "pode ser que a oferta restrita de animais sozinha não sustente as cotações de dentro da porteira".

+ Paraná debaterá fim da vacinação contra aftosa em maio
+ Brasil exportou menos carne bovina em março mas teve melhor trimestre em 12 anos

Em valores reais, no 1º trimestre de 2019, os preços no atacado apresentaram alta de 1,2% em relação a igual período do ano passado. Em um primeiro momento esse cenário é positivo para a arroba do boi gordo, principalmente por representar que a demanda está correspondendo em 2019.

No entanto, esse resultado também é reflexo da margem pressionada que a indústria apresenta atualmente, uma vez que está comprando uma matéria-prima mais cara – a arroba que acumula alta de 3,22% no primeiro trimestre – e do outro lado o varejo acumula queda de 2,97% desde fevereiro.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply