Skip to main content

Aurora (Foto: Divulgação)

 

A Cooperativa Central Aurora vai inaugurar na terça-feira, 16, a segunda Unidade de Disseminação de Genes (UDG II) para suínos que permitirá ampliar em 67% a produção de sêmen do complexo agroindustrial. Em nota, a Aurora informou que foram investidos R$ 17 milhões na operação, localizada em Chapecó, Santa Catarina.

A unidade começou a ser construída em março de 2018 e foi concluída nesta segunda-feira (15), data em que a cooperativa completa 50 anos de fundação. A UDG II tem área total construída de 4.266,09 metros quadrados e abrigará 300 suínos machos doadores dentro das bem-estar animal.

A unidade UDG I, inaugurada há sete anos no mesmo município, abriga outros 372 machos. Somadas as duas unidades, a Aurora espera um aumento superior a 80% no plantel fornecedor de material genético. "Os doadores são machos híbridos, resultado da composição de diferente raças, fornecidos pelas maiores empresas de genética suína do mundo, como Agroceres PIC, DB Danbred e Topigs Norsvin", destaca o comunicado.

+ SC exporta 12% mais carne suína e de frango no 1º trimestre
+ BRF: queda de 10% na produção chinesa de suínos implica importação enorme

A UDG II trabalhará com reposição de animais de 60% ao ano. A Aurora explica que, atualmente, a UDG I produz 13.850 doses por semana ou 60 mil doses por mês, volume considerado levemente acima do ideal. Por isso, com a inauguração da segunda unidade, a produção dessa primeira UDG será realinhada para 12,7 mil doses por semana ou 55 mil doses por mês. Simultaneamente, a UDG II passará a produzir 10,5 mil doses por semana ou 45,5 mil doses por mês.

Conjugadas, as duas unidades de genética produzirão 100 mil doses mensais, o que representa o incremento estimado em 67% para o complexo todo.Aproximadamente 185 mil fêmeas suínas poderão ser inseminadas com o produto destas UDGs, o que representa 80% do plantel de fêmeas da base produtiva da Aurora no campo.

"O material genético será distribuído aos produtores do sistema Aurora através de veículos climatizados, com rastreamento e controle de temperatura, assegurando a qualidade das doses até o produtor. A maioria das cooperativas filiadas utilizará esse sêmen (algumas têm suas próprias centrais de inseminação) e as doses serão entregues aos produtores a custo acessível, pois parte do valor será subsidiado pela Aurora", ressalta a cooperativa.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply