Skip to main content

Caruru-do-reino. (Foto: Sheldon Navie)

 

Minha mãe diz que, quando morava no interior, comia essa planta que nasce das batatinhas verdes. É mesmo comestível?
Luciana Gaarcia, via Facebook

(Foto: Luciana Gaarcia/Arquivo pessoal)

A trepadeira Anredera cordifolia, também conhecida como caruru-do-reino, bertalha-manteiga e bertalha-coração, é originária da América do Sul e tem presença espalhada em vários países do mundo. Por ser rústica, resistente e muito vigorosa, a planta é considerada uma praga, mas também faz parte do grupo das pancs – plantas alimentícias não convencionais, que são tradicionalmente cultivadas em quintais ou crescem em terrenos baldios, não sendo comercializadas. De florada abundante e melífera, quando desenvolvida crescem bulbilhos parecidos com o cará-do-ar, só que menores. Ingredientes de receitas culinárias, os bulbilhos são comestíveis cozidos e as folhas, cruas ou refogadas.

+ Cogumelos: coma apenas os que são identificados e vendidos no varejo
+ Saiba a diferença do polvilho extraído da araruta e ararutão

CONSULTORA: LÚCIA ROSSI, pesquisadora do Núcleo de Curadoria do Herbário, Instituto de Botânica. Av. Miguel Stefano, 3687, Água Funda, São Paulo (SP). CEP: 04301-012. TEL: (11) 5067-6087. www.ibot.sp.gov.br.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply