Skip to main content

Sopa Kibe Labanie (Foto: Restaurante Arabesco/Divulgação)

 

A culinária é uma parte muito importante da cultura de cada povo ou região. E os árabes possuem receitas muito específicas, com ingredientes marcantes, encantando paladares ao redor do mundo com a abundância de grãos e sabores usados nas receitas tradicionais, que se perpetuam de uma geração para outra.  

O Restaurante Arabesco, tradicional da cultura sírio-libanesa em São Paulo, abriu uma das receitas de sopas do seu cardápio. Apesar de exótica, não tem muitos segredos. O chef da casa, Beto Isaac, tem o lema de levar os temperos iguais aos de sua avó. Abaixo confira como ter um pouco do Oriente Médio na sua casa. Lembrando que essa receita rendequatro porções. 

Receita Kibe Labanie e Mini-Kibes

Ingredientes
½ quilo de patinho moído 
1 ½ xícara trigo para kibe 
1 ovo 
1 ½ colher (sopa) de sal 
3 colheres (sopa) de margarina 
3 colheres (sopa) de suco de limão 
1 colher (sopa) de pimenta síria 
½ colher (café) de canela 
1 cebola média picadinha 
1 maço de hortelã bem picadinha 
2 dentes de alho picadinho 
Manteiga para untar (em média, usar 1 colher de café) 
Água filtrada (para hidratar o trigo)

Modo de preparo
Em um refratário de vidro, coloque o trigo para hidratar em água filtrada de modo que apenas fique umedecido e não encharcado. Reserve por 6 horas. Logo após este período, misture todos os ingredientes ao trigo. Faça os modelos de mini-kibes, em forma de peão, e frite em óleo bem quente. Reserve.  

Receita de Coalhada Fresca  

Ingredientes
1 litro de leite integral 
2 colheres (sopa) de coalho 

Modo de preparo
Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir a temperatura de, aproximadamente 45°C. Se você não tiver um termômetro, faça o seguinte: coloque o dedo no leite e conte até dez, se suportar a temperatura, este será o ponto ideal para fazer a coalhada. 

Em um recipiente à parte, dilua o coalho em um pouco do leite morno, após isso, coloque o restante. Mexa bem os ingredientes, e nesta etapa é necessário airar a coalhada, para isso, use uma concha da seguinte forma: mergulhe-a na mistura, levante-a e, do alto, vire-a de modo que o conteúdo volte para o recipiente e faça espuma, dessa forma estará oxigenando a coalhada. Repetir o procedimento algumas vezes, mas lembrando de tomar cuidado com a altura, para que não espalhe o conteúdo fora do recipiente.  

Finalização e modo de servir
Em uma vasilha de louça ou vidro coloque a coalhada fresca ainda quente. Mergulhe os mini-kibes à vontade e sirva em formato de sopa.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply