Skip to main content

A Secretaria Especial do Trabalho, do Ministério da Economia, informou, nesta segunda-feira (8/4), ter resgatado cinco trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão em uma fazenda localizada Ribamar Fiquene, no Maranhão. Em nota, o órgão informou que um dos trabalhadores era menor de 18 anos e ficava responsável por servir a comida para os demais.

A operação foi feita por auditores fiscais da Gerência Regional do Trabalho de Imperatriz. No comunicado, a Secretaria explica que os fiscais realizavam outra operação, quando se depararam com trabalhadores pernoitando em um estábulo. O trabalho de resgate foi feito em 22 de março, com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, em Imperatriz (MA).

Os auditores identificaram pelo menos 15 irregularidades. Falta de banheiro e de água no local de trabalho, de registro em carteira profissional e avaliação de risco à segurança dos profissionais estavam entre os problemas encontrados. Os funcionários também não tinham local adequado para consumo das refeições nem camas nos alojamentos.

Conforme a Secretaria Especial do Trabalho, após a operação o empregador realizou todos os exames médicos necessários e pagou R$ 7,8 mil em verbas rescisórias. Todos os trabalhadores puderam dar entrada no Seguro-Desemprego Especial, no valor de um salário mínimo (R$ 998).

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply