Skip to main content

Criação de tilápias. (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Que doença provocou essa deformação em duas tilápias da minha criação em um açude?
Mauro, de Carpina (PE).

(Foto: Mauro/Arquivo Pessoal)

É difícil afirmar a causa da deformação apresentada pelas tilápias da criação, pois vários fatores, entre eles genéticos e ambientais, podem provocar o aumento da região abdominal dos peixes. Crescimento anormal de algum órgão e a existência de tumor, bactérias, vírus, e parasitas, são outras hipóteses. Mais informações são necessárias sobre qualidade da ração, origem da água, realização do manejo do cultivo e procedência dos alevinos, para analisar com detalhes o fenômeno. Uma orientação é sacrificar e abrir alguns exemplares para fotografar os órgãos internos. Envie o material para o email abaixo ou para alguma instituição de pesquisa, para melhor verificar as condições dos peixes. De acordo com o diagnóstico, será indicado o tratamento preventivo e/ou curativo.

 

+ GR Responde: conheça a pinha-do-brejo
+ GR Responde: conheça o mamão-do-mato

CONSULTOR: JORGE MENESES, biólogo e consultor em piscicultura, tels. (11) 3081-4128 e (11) 99811-6744, tecnofishconsultoria@uol.com.br.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply