Skip to main content

Apesar dos resultados terem apresentado baixos níveis de chumbo, o pesquisador ressalta que ainda estão longe de serem suficientes para causar algum prejuízo à saúde de quem consome mel (Foto: Kamillo Kluth/Flickr)

 

Uma pesquisa publicada na Nature Sustainability concluiu que o mel pode ser um indicador sensível da qualidade do ar onde é produzido. O resultado veio após os cientistas analisarem as colmeias urbanas no entorno de Vancouver, no Canadá. Os méis produzidos nessas colmeias continham níveis mínimos de chumbo, especialmente no centro e perto do porto da cidade. 

O estudo começou quando a entidade sem fins lucrativos “Hives for Humanity”, que administra uma comunidade de colmeias de abelhas na cidade, pediu ao Dr. Dominique Weis, professor de geoquímica da Universidade de Columbia e co-autor do projeto, para checar chumbo e outras substâncias no mel. 

Apesar dos resultados terem apresentado baixos níveis de chumbo, além de traços de ferro, zinco e outras substâncias, o pesquisador ressalta que ainda estão longe de serem suficientes para causar algum prejuízo à saúde de quem consome mel. Uma pessoa teria que comer mais de um quilo de mel por dia para atingir o nível tolerável de ingestão de chumbo para um adulto, segundo os parâmetros da U.S. Food and Drug Administration. 

+ Alambique mineiro desenvolve aguardente de mel
+ Apicultor usa música clássica com abelhas e se surpreende com resultado

No entanto, o mais curioso do estudo para os cientistas foi a descoberta da eficiência da técnica em se utilizar o mel como um detector da qualidade do ar em uma determinada região. A diferença química entre as amostras pode revelar de onde vem o mel. Vulcões, rochas fluviais, carvão e outras fontes naturais de chumbo possuem uma “assinatura distinta” das fontes de chumbo manufaturadas, como vindas das emissões de carros e queima de combustível de navios. 

Daqui pra frente, os cientistas são capazes de rastrear aumentos ou declínios na qualidade do ar ao longo do tempo monitorando as colmeias e analisando o mel.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply