Skip to main content

Em comunicado, a ABPA, que representa a indústria de frango e suínos, lembra que o Brasil é o maior produtor e exportador de frango halal do mundo (Foto: Globo Rural)

 

Depois de anunciar a criação um escritório de representação comercial brasileira em Israel, o governo trabalha para apaziguar os efeitos da decisão sobre as relações com os países árabes. Integrante da comitiva da viagem presidencial, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rego Barros garantiu que o Brasil está preparado para receber os representantes desses países, ressaltando a “intensa” relação comercial.

 “É importante que tenhamos relações comerciais com um amplo espectro de países. Nós temos como uma da nossas principais pautas do mercado de venda externa aquela área. Se não pudermos redirecionar, temos que azeitar o processo”, disse o porta-voz, nesta terça-feira (2/4).

A simpatia de Bolsonaro por Israel vem sendo manifestada publicamente desde a campanha eleitoral. Inicialmente, a promessa do presidente era a de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que fizeram os Estados Unidos. Mas, diante das preocupações com o futuro do relacionamento com os árabes, acabou anunciando apenas um escritório comercial.

+ Brasil e Israel: viagem de Bolsonaro pode prejudicar relações comerciais com países árabes
+ Câmara Árabe-Brasileira inaugura 1º escritório fora do Brasil em Dubai

Ainda assim, a decisão não foi bem recebida no mundo árabe. O grupo Hamas afirmou que as ações do governo Bolsonaro em Israel ameaçam os laços brasileiros com os países árabes. E a Autoridade Nacional Palestina convocou o embaixador no Brasil para consultas após o anúncio da abertura do escritório comercial brasileiro em Jerusalém.

Questionado sobre o assunto em Israel, o presidente Jair Bolsonaro respondeu que os palestinos tem o direito ode reclamar da situação. Destacou, no entanto, que não é intenção do Brasil ofender nenhuma nação e que o país também quer ter sua autonomia respeitada.

Agronegócio

A relação do Brasil com o mundo árabe é de grande importância, principalmente, para o agronegócio. A indústria de carnes tem no Oriente Médio um de seus principais clientes, sendo um importante competidor no segmento halal, produzido de acordo com os preceitos da religião muçulmana.

+ Exportadores de frango esperam manter relação sólida com árabes
+ Bloqueio de frango brasileiro pode ter sido um recado, diz líder árabe

Em comunicado, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de frango e suínos, lembra que o Brasil é o maior produtor e exportador de frango halal do mundo. No ano passado, os embarques somaram 1,966 milhão de toneladas. A entidade espera que as relações com o mercado árabe se mantenha sólidas.

A própria ministra da Agricultura, Tereza, Cristina,por diversas vezes, se mostrou preocupada com a possibilidade do fortalecimento das relações com e Israel prejudicar o comércio com os árabes. E, pelo que sugere o porta-voz da presidência, caberá a ela ser um dos principais interlocutores do governo para “azeitar” a situação. A ministra deve se reunir com embaixadores árabes no próximo dia 10 de abril, em Brasília.

“Sabemos bem que a relação comercial com os países árabes está relacionada ao ministério da ministra Tereza Cristina. É um processo que vem sendo muito bem construído e a ministra Tereza Cristina tem se mostrado uma técnica especialíssima”, elogiou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rego Barros.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply