Skip to main content

Soja embarcada no Porto de Paranaguá (PR). Produtores querem viabilizar transporte de grãos pelo Canal do Panamá (Foto: Ivan Bueno/Divulgação)

 

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) anunciou, nesta segunda-feira (1/4), ter assinado um acordo com o governo do Panamá para intercâmbio de informações e análise do potencial de exportação de grãos brasileiros pelo Canal do Panamá. Em nota, a entidade informou que espera a ampliação dos negócios com redução de custos para a utilização da rota.

O convênio foi assinado durante o Panamá Brazilian Day, evento que reuniu representantes comerciais dos dois países, na Cidade do Panamá, capital do país. Integrante da comitiva brasileira, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, destacou que a rota pelo Atlântico é bais barata porque tem um maior volume de navios. Mas é mais longa para transportar os grãos para até a Ásia e o Oriente Médio.

“O custo logístico para atravessar o canal acabou ficando mais caro. Se no futuro o custo logístico pelo Atlântico se equiparar com o custo de passar pelo Panamá os navios certamente seguirão essa rota alternativa, chegando alguns dias antes ao seu destino”, afirmou, na nota.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply