Skip to main content

Governo avalia mudanças no zoneamento agrícola para tentar ampliar acesso ao seguro (Foto: Sueli Issaka/Ed. Globo)

 

O aprimoramento do zoneamento agrícola é fundamental para o avanço da cobertura do seguro rural no Brasil. A avaliação é do gerente comercial nacional de seguros agropecuários da Sancor, Everton Todescatto. “A modernização de um sistema, do qual o Brasil é um dos pioneiros, fará com que as seguradoras consigam contratar mais seguros e mais culturas sejam incorporadas”, acredita o executivo.

Atualmente, o zoneamento está baseado no risco climático. Pela metodologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são analisados dados sobre o clima, solo e ciclos de desenvolvimento das plantas. A partir dessas informações, são definidos os locais recomendados para o plantio de cada cultura e a janela ideal.

+ Seguro rural: Subvenção ao prêmio permite segurar R$ 12,6 bi em 2018
+ Francisco Matturro: avanço do seguro rural no Plano Safra beneficia setor

O sistema foi utilizado pela primeira vez em 1996. Segundo o Ministério da Agricultura, abrange 40 culturas agrícolas de ciclo anual e perene em 25 Estados. Seguir o zoneamento é condição para ter acesso a programas como Proagro e à subvenção do prêmio do seguro rural. Em alguns casos, tem sido usado como condição até para acesso ao crédito rural.

“O zoneamento agrícola do Brasil já é um dos mais modernos. É uma orientação ao produtor, ele tem a informação da janela de risco. E como avançamos bastante, é hora de aprimorar o programa”, defende Todescatto.

Zoneamento por sistemas

A afirmação do executivo da seguradora vai ao encontro da avaliação do governo, que vem falando em mudanças no seguro rural para elevar o valor da subvenção, baixar o custo das apólices e massificar o acesso. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio Marques, a ideia é ter um zoneamento por sistemas de produção.

A visão do Ministério é de que a produção está mais complexa e os riscos, diferentes. O secretário defende que o zoneamento vá além do clima e agregue práticas de mitigação de riscos à lavoura adotadas pelos produtores: se fazem perfil de solo, por exemplo. Ou que rotação de cultura costumam fazer.

“Há sistemas desenvolvidos para serem mais resilientes ao clima, como, por exemplo, o perfil de solo, que faz as plantas aprofundarem raiz e sofrer menos o efeito de uma seca. E a soja plantada depois de milho, e a soja plantada depois de capim, a soja plantada em um sistema mais moderno, de boas práticas?”, disse Marques à Globo Rural, na quinta-feira (29/3), em São Paulo (SP), durante a apresentação dos resultados do Rally da Safra, expedição realizada pela consultoria Agroconsult.

Siga a Globo Rural no Instagram

Everton Todescatto, da Sancor, lembra que, em diversas regiões do Brasil, a agricultura é a principal fonte de riquezas, o que reforça a importância de ampliar o acesso a meios de gerenciamento de riscos, como o seguro.

“O ponto fundamental é a proteção do agricultor. E há municípios em que a principal fonte da economia é a agricultura. Portanto, proteger a agricultura acaba protegendo a própria economia desses lugares”, pontua.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply