Skip to main content

Sede da Bayer em Frankfurt, na Alemanha. Empresa enfrenta mais de 11 mil processos judiciais envolvendo glifosato (Foto: Divulgação/Bayer)

A Bayer informou que vai recorrer da decisão da Justiça de San Francisco, na Califórnia, relacionada ao processo de um homem cujo caso de câncer foi associado ao uso do herbicida RoundUp, à base de glifosato. Em nota, a empresa diz se solidarizar com Edwin Hardeman, o autor da ação, e sua família, mas que está decepcionada com a posição dos jurados.

“Estamos decepcionados com a decisão do júri, mas esta deliberação não altera o peso de mais de quatro décadas de ciência extensiva e as conclusões de órgãos reguladores em todo o mundo que apoiam a segurança de nossos herbicidas à base de glifosato e que eles não são carcinogênicos. A Bayer apelará da decisão”, diz a nota.

No último dia 19 de março, a corte decidiu por unanimidade que o caso deve ir a julgamento. O próximo passo é a análise das evidências para saber se a Monsanto – dona da tecnologia do RoundUp e vendida para a Bayer – falhou na garantia de segurança do uso do produto. Se a empresa for responsabilizada, pode ser condenada a para indenizações.

“Este julgamento não tem impacto em casos futuros porque cada caso tem suas próprias circunstâncias factuais e legais. O júri neste caso deliberou por mais de quatro dias antes de chegar a uma conclusão, uma indicação de que, muito provavelmente, estava dividido sobre a evidência científica”, argumenta a empresa, no comunicado.

A Bayer afirma ainda que fará uma defesa vigorosa do uso do RoundUp. A multinacional defende que o glifosato tem sido usado com sucesso há mais de 40 anos e tem sido ferramenta valiosa para a agricultura sustentável. Acrescenta que agências regulatórias de várias partes do mundo atestam a segurança do produto, desde que seguidas as regras de aplicação.

A decisão judicial de San Francisco é mais um revés relacionado ao glifosato. Atualmente, a Bayer enfrenta cerca de 11,2 mil processos judiciais envolvendo o uso do RoundUp.

Em uma das ações de grande repercussão, a empresa foi condenada a pagar uma indenização de US$ 289,2 milhões a um ex-jardineiro que teve seu diagnóstico de câncer associado à exposição prolongada ao glifosato. Posteriormente, o valor da indenização foi reduzido pata US$ 78,5 milhões. A Bayer recorreu da decisão.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply