Skip to main content

A nave espacial que veio do futuro em busca de espécies extintas (Foto: Ailane Roma/Ed. Globo)

 

Com mais de dez interações espalhadas nos dois andares do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Green Nation é um festival interativo com foco na sustentabilidade, que neste ano chega à quinta edição. É a primeira vez que a mostra é realizada em São Paulo. Aberto a todos os públicos e idades, o ambiente é o ideal para os visitantes aprenderem e aplicarem atitudes sustentáveis no cotidiano.

Com atrações criadas pelas empresas patrocinadoras do evento, o visitante pode vivenciar uma imersão tecnológica que mescla a conscientização, o conhecimento e a diversão ao longo do circuito. 

Entre filas rápidas e demoradas, uma criançada curiosa percorre os espaços criados para o evento. Apesar de não haver faixa etária, por conta da  familiareidade da molecada com a tecnologia, o evento é focado nas visitas das escolas ao longo da semana. A intenção é fomentar noções sustentáveis nos responsáveis pelo futuro do planeta, ressaltando que esse é o melhor formato para trabalhar o assunto com os mais novos. 

Globo Rural fez um passeio pela Green Nation. Confira as atrações. 

As atrações

Logo no início é possível apadrinhar uma árvore. Padrinhos e madrinhas conhecem dados sobre a espécie adotada e a área de reflorestamento a qual ela pertence. O apadrinhamento é gratuito e, depois, o visitante pode acompanhar o crescimento da árvore. 

Submarino onde os visitantes podem conhecer as profundidades – e a sujeira – do oceano (Foto: Ailane Roma/Ed. Globo)

 

Em seguida há uma estrutura montada para mostrar como funciona uma máquina de reciclagem de garrafas PET. A iniciativa detalha todo o processo, desde que a garrafa é descartada, até a volta à distribuição. A ideia é reproduzir o ciclo de uma fábrica, e há um instrutor explicando cada etapa de maneira extremamente divertida. 

Há também um espaço especial para experimentar a conexão com a natureza e criar uma obra de arte coletiva feita com matérias-primas naturais. 

O esporte também não fica de fora com um espaço dedicado à modalidades paraolímpicas com tênis de mesa, futebol de cinco, vôlei e basquete, entre outros. Com instrutores e pessoas para jogar o dia todo, o objetivo é mostrar um pouco dessas modalidades em que o Brasil é uma potência. O país está entre as maiores forças paraolímpicas do mundo. 

A asa delta faz um sobrevoo sobre rios e mares (Foto: Ailane Roma/Ed. Globo)

 

A mostra também apresenta um processo de compostagem, além de mostrar algumas opções para aproveitar integralmente os alimentos, finalizando com pratos feitos por ecochefs para exemplificar o processo para o público. Além disso, há duas outras experiências no local: o canto da sereia, que foca em crianças de até 6 anos, mostrando as belezas e espécies do fundo do mar, com o intuito de conscientizar a preservação do ecossistema; e também um game imersivo que traz a vivência do descarte correto dos resíduos manipulados na reciclagem. 

E como vivem os brasileiros na Estação Antártica? Um espaço proporciona frio extremo e mostra como o continente gelado é importante para a Terra. Em contrapartida, também há uma casa de pau a pique mostrando como é a vida de quem vive na região semiárida brasileira, imaginando como é a vida na seca. 

A casa do semiárido brasileiro (Foto: Ailane Roma/Ed. Globo)

 

O visitante ainda pode sentir imersão total fazendo um voo de asa delta em formato de realidade virtual. A ideia é conhecer as águas brasileiras, passando por rios, cachoeiras e mares. Além disso, há um tema recorrente da realidade paulistana, com uma simulação do caminho do lixo até os rios, mostrando o processo de poluição das águas e como revertê-lo.

Uma nave espacial do futuro faz uma viagem no tempo, saindo de 2200 para 2018. O intuito é encontrar os dados para trazer de volta espécies extintas. E um submarino leva o visitante ao fundo do oceano para conhecer as belezas do local, porém há uma surpresa com o local repleto de lixo e pesca predatória. Com isso, a conscientização sobre a importância dos mares é reforçada. 

O evento Green Nation vai até o próximo domingo (31/3), em São Paulo (Foto: Ailane Roma/Ed. Globo)

 

Para quem fez inscrição prévia no site, há ainda uma mostra de cinema e palestras em um espaço especial dedicado à discussões. 

Futuro sustentável

Uma das grandes dificuldades do presente é como aplicar atitudes sustentáveis para garantir um futuro adequado para nós e para as próximas gerações. Dentro do evento é possível visualizar diversos formatos para colocar atitudes em prática desde já. É uma dica para quem quer aprender de forma divertida sobre a fauna, flora e os perigos que elas estão passando no presente, além de ter um leque de informações para aplicar no cotidiano. 

A Green Nation ficará no Parque do Ibirapuera até o próximo domingo (31/3). A visitação no dia 29 vai das 9h às 15h e, nos dias 30 e 31, das 10h às 16h. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply