Skip to main content

Caranguejos são devolvidos à natureza após apreensão da Polícia Militar Ambiental (Foto: Polícia Militar Ambiental )

 

Agentes da Polícia Militar Ambiental que monitoram o litoral paulista devolveram à natureza 48 caranguejos da espécie Guaiamum no último domingo (24/03), na cidade de Guarujá. A apreensão foi divulgada na manhã desta quinta-feira (28/03). 

 

Os animais, que estão protegidos pelo período do defeso (quando a pesca é proibida para garantir a procriação e a reposição em habitat natural), estavam sendo vendidos em uma feira livre da região. 

 

A polícia foi acionada por uma denúncia. Ao perceber a chegada dos oficiais para a fiscalização, um criminoso fugiu abandonando os caranguejos, que ainda estavam vivos, dentro de baldes e sacos. Os policiais não conseguiram identificar o criminoso por conta da quantidade de pessoas na feira.

 

+ Garoto de três anos desaparecido por dois dias em floresta diz que foi protegido por urso

+ Somente animais que não podem ser resgatados são abatidos em Brumadinho

+ Os heróis da lama

 

Agente da Polícia Miltar com um dos caraguejos resgatados  (Foto: Polícia Militar Ambiental )

Os agentes informam que a responsabilidade de garantir o direito desses animais é, também, de consumidores, que devem evitar o consumo recusando a compra nesse período. É possível observar o tamanho mínimo da espécie fora do defeso porque eles possuem no mínimo oito centímetros de carapaça. 

 

A captura e o comércio de machos e fêmeas é proibida em épocas do defeso. No caso da fêmea, o crime é ainda mais agravante. Capturar e vender animais sem autorização é ilegal, caracterizando crime ambiental.

 

Caranguejos foram encontrados em baldes pela Polícia Militar (Foto: Polícia Militar Ambiental )

 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply