Skip to main content

 Segundo Francisco Matturro, "o seguro é necessário para o País" (Foto: Marcos Camargo)

 

Mudanças que estariam sendo feitas no Plano Safra 2019/20, a ser anunciado até junho, como o aumento de recursos ao seguro rural para compensar a queda dos subsídios em linhas de crédito, não preocupam o setor de máquinas agrícolas, disse o presidente da 26ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), Francisco Matturro. 

"Os créditos oficiais nunca atendem 100% da demanda do segmento de máquinas. Sabemos que uma parte já é atendida por bancos privados, outra pelas tradings. O seguro é necessário para o País", disse ele.

+ Seguro rural: Agricultura libera mais R$ 73 milhões em programa de subvenção
+ Sampaio: reforço em seguro depende de reforçar base, que é o zoneamento agrícola

O executivo, que também é vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), disse que não interessa ao setor de máquinas que o produtor rural perda produção e, por isso, a ausência de um seguro rural no modelo correto eleva estes riscos. "É importante que venha um seguro rural devidamente modelado para o agricultor", afirma.

Por enquanto, não há expectativa de que o anúncio do próximo Plano Safra seja feito durante a Agrishow, que acontece durante a última semana de abril, embora a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já tenha confirmado presença ao evento.

Também são esperadas as participações do governador de São Paulo, João Doria, e do secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Diniz Junqueira. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Marchesan, disse ter enviado um convite ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que participem da feira agrícola, mas ainda não houve confirmação.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply