Skip to main content

Traders estão demonstrando preocupação com a previsão de mais chuvas e inundações que podem atrasar a plantação de milho e encorajar os agricultores a destinar mais hectares para a soja. (Foto: Raphael Salomão/Ed. Globo)

 

As fortes chuvas que alagaram áreas no Meio-Oeste norte-americano, principal região produtora de grãos do país, pode favorecer o cultivo de soja da safra 2019/20. "Traders estão demonstrando preocupação com a previsão de mais chuvas e inundações no Meio-Oeste, Grandes Planícies e Delta, que podem atrasar a plantação de milho e encorajar os agricultores a destinar mais hectares para a soja", dizem analistas da consultoria de commodities agrícolas Allendale.

Chuvas fortes, após um inverno rigoroso, atingiram partes de Nebraska, Iowa e Missouri, danificando campos, estradas e ferrovias. As recentes tempestades também prejudicaram o transporte nas áreas afetadas, dificultando a movimentação de grãos.

"O noticiário nacional não nos permite esquecer as enchentes da região, com relatos de grandes pontes e rodovias sendo destruídas em Nebraska e o transporte ferroviário mostrando problemas semelhantes", disse o analista de mercado Charlie Sernatinger, da ED&F Man Capital Markets.

+ EUA reduzem estimativas de produção e estoques de soja e milho no país
+ Produtores paulistas de soja sofrem perdas no campo e com venda antecipada

A consultoria RCM Alternatives relatou que produtores estão monitorando as enchentes no Cinturão Agrícola e avaliando o impacto potencial sobre o plantio durante a primavera do Hemisfério Norte. "Há tempo para que as coisas sequem e que uma colheita ocorra em tempo hábil, mas os danos causados às estradas e ferrovias vão tornar isso um pesadelo logístico", disse o diretor da consultoria, Doug Bergman.

Estimativas iniciais do Departamento de Agricultura de Nebraska apontam que o setor agrícola pode registrar prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão, em virtude das perdas causadas pelas chuvas e nevasca na região. A agricultura é responsável por 20% do PIB do Estado. Da receita agropecuária, a pecuária representou 60%, ou US$ 12,5 bilhões, no ano passado.

As inundações também atingiram Iowa, Estado líder na produção de carne suína e ovos. Um uma porta-voz do Departamento de Agricultura do Estado disse que era cedo demais para saber a extensão total dos danos.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply