Skip to main content

(Foto: Rafale Tovar/CCommons)

 

O Brasil vai implementar uma cota tarifária permitindo a importação de 750 mil toneladas de trigo dos Estados Unidos com tarifa zero. A informação está no comunicado conjunto divulgado prelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, que se reuniram, nesta terça-feira (19/3), na Casa Branca, em Washington.

O documento não detalha como será feita ou negociada essa cota de importação. O principal fornecedor externo do cereal para o mercado brasileiro é a Argentina. E, pelas regras atuais do Mercosul, os países membros não podem negociar acordos comerciais sem envolver os demais parceiros. E o bloco prevê tarifas de importação de produtos de outras origens.

No caso do trigo, a Tarifa Externa Comum (TEC) é de 10%. Dependente das importações do grão, o Brasil chegou a zerar a tarifa para garantir o abastecimento do mercado interno em algumas ocasiões, especialmente em anos de menor disponibilidade de oferta argentina.

+ Visita aos EUA: desafio do Brasil é liberar exportação de carne

O governo americano agendará uma visita técnica de inspeção sanitária. A intenção é a retomada das exportações de carne bovina in natura brasileira, suspensas depois da identificação de abscessos provocados pela aplicação da vacina contra a febre aftosa.

“Com o objetivo de permitir a retomada das exportações de carne bovina do Brasil, os Estados Unidos concordaram a agendar rapidamente uma visita técnica do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura para inspecionar o sistema de inspeção de carne “in natura” do Brasil, assim que esteja satisfeito com a documentação sobre segurança alimentar do Brasil”, diz o comunicado.

O comunicado conjunto informa também que Brasil se comprometeu a importar carne suína norte-americana. Sem mais detalhes, os dois presidentes anunciaram apenas que essas operações serão realizadas de acordo com “condições baseadas na ciência”.

Representante da cadeia produtiva da carne suína, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz concordar com a abertura do mercado brasileiro para a carne suína americana. Pontua apenas esperar reciprocidade.

“O setor de suínos do Brasil se manifestou em concordância com a abertura, ao mesmo tempo em que espera reciprocidade de tratamento com a autorização de todos os estados brasileiros para exportar carne suína para os EUA”, diz a entidade, em nota.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply