Skip to main content

A ExpoAgro de Itapetininga acontece entre os dias 10 e 15 de abril (Foto: Divulgação)

 

Mercado aquecido, a raça Simental promove sua Nacional em abril próximo. O principal evento do ano para a raça terá dois dias de julgamento, leilão e pela primeira vez uma avaliação interativa que reunirá técnicos, criadores e interessados no Simental.

Com data marcada para 10 a 14 de abril, durante a ExpoAgro de Itapetininga (SP), será realizada a 27ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil.

“O mercado está otimista, o que motiva os criadores”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil,  Alan Fraga. Segundo ele, com um perfil mais profissional, o pecuarista busca por raças especializadas, como o Simental, para que possa atingir suas metas de produção. “Por sua dupla aptidão, ou seja, alta musculosidade com boa produção de leite, o Simental é um animal muito valorizado e que responde bem ao projeto de cada criador”, diz Fraga sobre o uso da raça.

“Em pesquisa recente, tivemos a comprovação da qualidade de carne do animal cruzado Simental”, comenta referindo-se a trabalho feito pela Unesp de Botucatu, SP, que concluiu que a quantidade de gordura e maciez fazem da carne do Simental um produto classificado como superior.

Toda essa qualidade obtida pelo melhoramento genético poderá ser apreciada na exposição. Em sua 27ª edição, a Nacional do Simental é um dos eventos mais tradicionais entre os criadores de raças taurinas puras.

A mostra desse ano, que acontece pela primeira vez em Itapetininga, pretende reunir 250 animais de mais de 30 criadores de todo o país.

Novidades

Além do julgamento tradicional, uma inovação da nacional será a avaliação global da raça Simental. De forma interativa os criadores, técnicos e interessados pela raça serão protagonistas na avaliação dos animais.

Outra estreia será a 1ª. Exposição Nacional Gado Simlandês para anteder ao mercado de fêmeas para leite. O Simlandês é fruto do cruzamento entre o Simental e o Holandês e se mostra uma alternativa lucrativa para produtores que demandam uma boa produção, superior a 25 litros a pasto, além de venda de bezerros pesados.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply