Skip to main content

Safra de trigo da Austrália, um dos principais produtores globais, terá queda de 19% na safra (Foto: Acervo/Ed. Globo)

 

Uma seca severa no leste da Austrália deve reduzir a produção agrícola do país neste ano para o menor nível desde 2014, segundo relatório do Escritório Australiano de Economia e Recursos Agrícolas (Abares, na sigla em inglês).

O documento diz ainda que o valor da produção agrícola da Austrália deve cair 4%, para 58 bilhões de dólares australianos (US$ 41 bilhões) até junho. Segundo a agência, preços globais mais altos de commodities não devem atenuar o efeito da seca, uma das piores da história da Austrália. A produção total em 2019 deve diminuir 6%. A produção de trigo do país, um dos principais produtores globais, tem queda estimada de 19%, a 17,3 milhões de toneladas; a da cevada deve cair 7%, para 8,3 milhões de toneladas; e a de canola deve recuar 41%, para 2,2 milhões de toneladas.

+ Após ano de seca, Austrália sofre com inundações e perde 500 mil bovinos
+ China abre investigação antidumping contra cevada da Austrália 
+ Boi gigante da Austrália foi comprado por 400 dólares em 2012

"O sistema nacional de produção agrícola é resistente e está bem sintonizado com o clima variável da Austrália", disse a escritório. "No entanto, a seca em curso nos Estados do leste e as inundações no norte de Queensland foram devastadoras."O escritório estima que a menor produção agrícola pode subtrair 0,2 ponto porcentual do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) até junho. O relatório também prevê queda de 2% no volume de produção de animais e produtos pecuários após inundações em Queensland terem resultado na morte de até 500 mil cabeças de gado.

Tensões comerciais também representam um risco para as exportações agrícolas, disse o órgão, contrariando expectativas de que a produção se recuperaria no ano que vem se a seca acabasse.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply