Skip to main content

A anta brasileira é o maior herbívoro da América do Sul, chegando a pesar cerca de 300 quilos (Foto: Thinkstock)

 

O maior herbívoro da América do Sul, a anta, é um dos grandes responsáveis para a regeneração de florestas degradadas na Amazônia. Por comer e andar muito, a anta faz também muito cocô especialmente em áreas com vegetação menos densa.

A conclusão foi de um estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Pesquisadores coletaram amostras de fezes de anta na Fazenda Tanguro, em Mato Grosso, que fica numa região de transição entre a Amazônia e Cerrado, onde também instalaram câmeras para filmar os animais. Nas amostras, os pesquisadores retiraram, de 163 amostras espalhadas em 150 hectares, 130 mil sementes de 24 espécies.

+ Oceanos perderam 1,4 milhões de toneladas de peixes em 80 anos por causa do clima
+ Projeto "pioneiro" foca a preservação da floresta e o mercado de carne

O que mais chamou atenção dos pesquisadores, além do apetite e do cardápio diversificado dos animais, foi a preferência por florestas degradadas para fazer a deposição das fezes. Na hipótese dos estudiosos, as antas usam mais as florestas degradadas devido à presença de plantas com folhas mais palatáveis.

Segundo o ecólogo Lucas Paulucci, autor do artigo científico com a temática, publicado pela revista Biotropica, as antes possuem um importante papel tanto na dispersão de espécies vegetais iniciais quanto tardias, contribuindo para o processo de regeneração como um todo.

Assim como a anta, outros animais cumprem uma função essencial na dispersão de sementes, como os macacos, que dispersam até mais espécies e em maior quantidade, de acordo com os pesquisadores.  No entanto, eles ressaltam que as antas conseguem dispersar sementes maiores e em florestas degradadas, além de transitar por áreas com pasto e plantações, diferente dos primatas. “Isso permite o fluxo de espécies entre florestas fragmentadas”, ressalta o especialista.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply