Skip to main content

Mato Grosso é o maior rebanho bovino do Brasil. (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 

A capacidade de abate de bovinos aumentou em algumas regiões de Mato Grosso, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em levantamento semanal. No centro-sul do Estado, houve um incremento de 650 animais na capacidade diária de abate, entre este mês e dezembro de 2018, para 7,08 mil cabeças. O norte e o nordeste do Estado tiveram incrementos de 100 e 440 cabeças por dia, respectivamente, também nos últimos três meses. Com isso, a capacidade de abate no norte mato-grossense foi para 3,76 mil cabeças por dia e a do nordeste chegou a 2,19 mil cabeças. 

"Essas informações evidenciam uma maior necessidade e procura de animais para abate, mesmo com a demanda ainda patinando no início de 2019", avalia o instituto. Para o Imea, tal cenário permite que o pecuarista aumente suas possibilidades de escoamento e amplie o espaço para negociar a venda de seus animais.

+ Morre Nero, um dos maiores touros de reprodução do Brasil

+ Abates da Marfrig caem em resposta à paralisação em unidade

+ PIB Agro só não foi pior em 2018 por causa da soja

O instituto também observa que algumas indústrias já estão demandando mais animais para abate e parte da oferta de gado tem sido terminada no pasto. O resultado é a valorização nos preços da arroba. "Se esse cenário se sustentar, atrelado às estimativas positivas na economia brasileira, os preços da cadeia tendem a permanecer em alta nos próximos meses em Mato Grosso", projeta o estudo.

Na última semana, a arroba do boi gordo teve variação positiva de 0,31%, para R$ 137,35, enquanto a arroba da vaca subiu 0,34%, para 128,43. No curto prazo, a procura dos compradores aumentou com o objetivo de ampliar as escalas para o carnaval. o Imea já observa que alguns frigoríficos têm demandado mais animais para abate e, ao mesmo tempo, alguns ainda estão sendo terminados no pasto, implicando valorização na arroba do boi gordo. Além disso, nota-se que os frigoríficos estão animados e apostando no aquecimento da demanda no carnaval. Na última semana, as programações do Estado aumentaram 0,98 dia, para a média de 6,73 dias.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply