Skip to main content

A ABCZ, entidade do gado zebuíno no Brasil, comemora o centenário neste ano. (Foto: Divulgação)

 

Exposição de Uberaba, em sua 85ª edição, comemora centenário de criação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, a qual, quando criada chamava-se Sociedade Herd Book Zebu.

“O ano inteiro é de comemoração, mas a ExpoZebu, claro, será o grande marco da celebração. Em 2019 completamos os 100 anos de criação da Sociedade Herd Book Zebu, que foi o primeiro momento do que posteriormente se tornaria essa grande referência no agronegócio mundial, que é a ABCZ. A feira será um momento de relembrarmos essa história e destacarmos todos os avanços que a pecuária brasileira alcançou ao longo desse período”, afirma Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da entidade.

O evento acontece de 25 de abril a 5 de maio.

Entidade indica novo presidente

E a notícia chega de Uberaba (MG). O pecuarista e atual diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges, foi indicado pela diretoria atual para concorrer à presidência da entidade para o período 2019/2022.

Friboi firma parceria

A Friboi e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil anunciam parceria em que promovem a raça e expandem a oferta e comercialização de carne a mercado amplo e cada vez mais exigente. A produção de carcaças será estendida a todas as 36 unidades da Friboi em dez estados do país, facilitando o acesso dos produtores associados da ACNB.

O gestor

Carlos Vivacqua, que soma 30 anos no mercado de genética, assume o cargo de gestor executivo da Asbia, que representa as indústrias de inseminação artificial. Ele, que é zootecnista, irá administrar as atividades da Asbia em conjunto com a diretoria executiva.

+ Rubico Carvalho foi o primeiro criador a registrar gado nelore nos EUA
+ Mercado de sêmen bovino cresce 14% puxado pelas raças de corte

Casa Branca realiza Leilão de Outono

Iniciando a venda de reprodutores e matrizes em 2019, a Casa Branca Agropastoril promove, nos dias 1 e 2 de abril, o Leilão Outono Casa Branca. O remate será virtual (transmissão pelo canal Terraviva, a partir das 20:30h) e terá a oferta de 50 reprodutores e 100 matrizes das três raças.

No dia 1º de abril, a oferta é de animais Angus; e no dia 2 de abril, de brahman e simental. “Todos são produtos do Programa de Melhoramento Genético da Casa Branca, com padrão de qualidade superior, selecionados para produção em todo o Brasil e para contribuir para a melhoria da produtividade da pecuária brasileira”, afirma Paulo de Castro Marques.

Laticínio investe pesado

O Laticínio Scala – responsável pela muçarela queridinha dos pizzaiolos, vem registrando nos últimos tempos um crescimento médio de 6% ao ano no volume de leite captado. A ideia é manter a regularidade no aumento de sua captação.

Atualmente o laticínio processa aproximadamente 600 mil litros de leite por dia, 100% granelizado e resfriado, proveniente de mais de 1.000 fornecedores parceiros. Isto representa em torno de 80% do total da capacidade instalada de processamento de leite da empresa. No ano passado o Scala investiu na automatização dos processos de recebimento, estocagem e beneficiamento de leite da unidade fabril de Sacramento.

O Scala tem suas fábricas localizadas em uma das principais bacias leiteiras do país, a do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.

Mercado árabe

De olho na crescente participação do mercado árabe nas exportações brasileiras, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desenvolveu mais uma ação de divulgação da carne brasileira naquele mercado, com presença na Gulfood 2019, uma das principais feiras de alimento do mundo encerrada no último dia 21 de fevereiro em Dubai.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply