Skip to main content

Rubico Carvalho (esquerda), Ed Cullers (Presidente da Brahman USA) e José Rubens Carvalho com o animal nelore registra n° 1 dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Livro História da Fazenda Brumado)

 

Na semana passada fomos à tradicional Fazenda Brumado, do Rubico Carvalho, localizada em Barretos (SP).

Rubico é um dos maiores selecionadores de gado zebuíno do Brasil. Ele foi um dos comandantes da última importação de nelore da Índia no ano de 1962. Há oito anos, chegamos a fazer uma grande reportagem para a revista GLOBO RURAL contando a história de Francisco Carvalho, filho de Rubico, que estava no navio que atravessou os oceanos trazendo os animais para o Brasil.

E o Tonico Carvalho, outro filho do Rubico, me deu agora na Brumado uma informação que confesso que não sabia dela, mesmo tendo mais de 40 anos de cobertura da pecuária nacional.

Rubico Carvalho foi o primeiro criador brasileiro a ter um animal da raça nelore registrado nos EUA. Isso foi em 1993.

Ele criava zebu em uma fazenda do Texas, nos EUA. Segundo a ABCZ de Uberaba, entidade que registra os zebuínos, Rubico foi ainda o pecuarista nacional pioneiro a abrir uma fazenda no Estado do Texas. Lá estava o nelore.

Tem mais: em 1994, portanto há 25 anos, o criador de Barretos nascido em Minas Gerais, trouxe dos Estados Unidos exemplares de gado brahman para o Brasil pela primeira vez junto com outros pecuaristas.

Rubico Carvalho morreu em 2009, aos 92 anos de idade. Hoje é um mito da pecuária brasileira.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply