Skip to main content

Quantos tipos de manga você conhece?  (Foto: Pexels/Creative Commons)

 

Que manga é essa (abaixo)?
Darcio Vitorelli, via Facebook

Manga do Darcio tem forma arredondada e polpa pouco fibrosa (Foto: Darcio Vitorelli/Arquivo Pessoal)

Existem milhares de variedades de mangueira, mas apenas 26 estão registradas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no qual há disponível os descritores com 57 características necessárias para identificar o tipo de fruteira, o que não é possível fazer somente por meio da imagem dos frutos. Com forma pouco oblonga e de coloração verde amarelada quando madura, a manga da foto pode ser uma extrema, oliveira neto, imperial, sabina, espada, paheri, família, carlota ou uma variedade não descrita. No entanto, manga arredondada, mais larga que alta, polpa com pouca fibra e saborosa, é bem provável que seja uma extrema, que pode ser multiplicada somente por enxertia.

+ 6 dúvidas sobre o plantio de manga
+ Confira como cultivar a manga haden
+ Manga: Saiba porque algumas mangueiras florescem mas não produzem frutos

CONSULTOR: CARLOS JORGE ROSSETTO, pesquisador aposentado do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (19) 2137-0613, rossetto1939@gmail.com

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply