Skip to main content

Os músicos/fazendeiros Mathieu Jourdain (esquerda) e Laurent Lacrouts prometem show com playlist personalizada para o Lollapalooza (Foto: Divulgação)

 

Da propriedade de oito hectares onde criam gansos para fazer o famoso ‘foie gras’, em Gascogne, no sudoeste da França, para o Main Stage 2 do Lollapalooza, em São Paulo. Pela primeira vez, um dos maiores festivais de rock que acontecem no Brasil recebe a Inspector Cluzo, dupla de fazendeiros franceses que dividem a vida entre o campo e os palcos.

Apenas com uma guitarra e uma bateria, Mathieu Joudain e Laurent Lacrouts prometem fazer um show com uma playlist selecionada exclusivamente para o festival. “No nosso show, não há set list. Nós iremos fazer o concerto junto com o público. Vamos criar um concerto único. Nós vamos ao Lollapalooza antes, ver como são as pessoas, mais ou menos, e adaptar nosso show ao que nós observarmos e ao que perguntarmos também. A partir daí, criaremos um concerto único”, explicou Mathieu, em entrevista exclusiva à GLOBO RURAL por telefone, diretamente de Nashville, nos Estados Unidos, onde estão em turnê.

A dupla, que já passou por mais de 60 países em festivais de música, busca inspirações em todo tipo de som americano, do blues ao rock de raíz. Eles desembarcam pela primeira vez no Brasil para o festival.

Os dois se conheceram na faculdade, quando cursavam Física e começaram a tocar juntos. Vinte e cinco anos depois, “voilà!”, estão juntos em turnê pelo mundo. Em 2013, os músicos/fazendeiros compraram a propriedade em Gascogne, terra natal de D’Artagnan dos “Três Mosqueteiros”, para produzir seus próprios vegetais.

A dupla com a ovelha de estimação, Miguel (Foto: Divulgação)

Nos oito hectares, eles fazem todo o processo de produção do foie gras, iguaria da culinária francesa: cultivam milho e trigo para alimentar os 200 gansos que criam todos os anos. A palha e os dejetos das produções viram composto paraadubar o jardim de um hectare que fica na entrada da fazenda, onde plantam os legumes.

A casa da propriedade serve de moradia, administração da fazenda e abriga o estúdio de ensaio e gravações. Além de cuidar da fazenda, são eles mesmos que produzem e marcam os shows e compõem as músicas. Quando estão em turnê, a esposa do Laurent e os vizinhos cuidam da fazenda por eles.

“Mas não saímos nunca quando há trabalho intensivo no campo, principalmente nas épocas de colheita e de plantio dos cereais. No inverno, quando nos ocupamos dos gansos, nós não podemos partir em turnê”, explica Mathieu.

O valor que dão à terra está em suas composições. “Esse trabalho com a terra é muito importante porque, para nós, é o futuro e é o que nos alimenta artisticamente também, já que nos inspira muito”, diz ele.

Como sempre fazem nos lugares por onde passam, os músicos demonstraram interesse em conhecer fazendas e produtores brasileiros. “Seria um prazer conhecer uma fazenda no Brasil, se tivermos oportunidade. Quando viajamos para fazer shows, nós costumamos visitar e falar com agricultores, a fim de saber como se passam as coisas na região deles no trabalho com a terra”, ressalta Mathieu.

Inspector Cluzo irá se apresentar no Lollapalloza Brasil no dia 7 de abril (domingo). Eles também tocam no Lollapalooza Chile no dia 29 de março.

Em 2015, um documentário com a história da dupla foi lançado e tem mais de 120 mil visualizações no YouTube. 

 
Source: Rural

Leave a Reply