Skip to main content

A Cerrado produz 70 mil sacas de 60 kg de sementes de soja de 14 cultivares diferentes. (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

Investir em mix de culturas na rotação e no tratamento in loco das sementes. Essa é a receita da fazenda Cerrado de Cima, de Taquariúva (SP), para aumentar a produtividade e a rentabilidade do seu negócio, mesmo em anos como este em que muitos produtores de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás registram perda de produtividade em suas lavouras de soja devido à falta de chuvas e ao forte calor registrado na época do plantio.

A Cerrado produz 70 mil sacas de 60 kg de sementes de soja de 14 cultivares diferentes e mais 53 mil sacos de semente de milho na região sul do Estado de São Paulo. Conseguiu manter sua produção estável ao iniciar o plantio de soja com atraso de 30 dias para combater os efeitos dos atípicos 25 dias consecutivos sem chuva.

A fazenda de 5 mil hectares foi uma das visitadas nesta semana pela equipe número 6 do 16º Rally da Safra, que desde janeiro percorre as áreas de produção de grãos no país para avaliar produtividade e condições das lavouras preoces, médias e tardias.

O administrador da Cerrado, Manoel David Latapiat Herrera. (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

“O sucesso da atividade está no planejamento, na contratação de uma boa consultoria agronômica e na formação da equipe. E quanto mais você investe, mais tem retorno econômico”, diz o administrador da Cerrado, Manoel David Latapiat Herrera, um chileno sem sotaque que chegou ao Brasil com 8 anos.

Nesta safra, a Cerrado de Cima estreia o TSI (Tratamento de Sementes Industrial), equipamento que demandou um investimento de R$ 800 mil, para tratar na própria fazenda toda a produção de sementes. O tratamento in loco vai eliminar a terceirização, gerar economia em frete e dar ao comprador a opção de escolher o tipo de produto que prefere para o tratamento de suas sementes. O investimento deve se pagar em dois ou três anos, estima o administrador.

Outro “pulo do gato” da Cerrado, segundo Herrera, será o investimento na biodiversidade do solo. O plano é plantar um mix de culturas em 20% da área de rotação em vez de escolher apenas aveia, trigo ou cevada. Os talhões escolhidos não vão receber adubação, apenas tratamento biológico.

+ Volume processado de soja em MT cresce 7,25%, diz Imea
+ Colheita de soja atinge 36% da área plantada no Brasil em 2018/19, diz AgRural

“Vamos dar um passo atrás para dar dois à frente. Sabemos que nossa produtividade de soja vai cair no primeiro ano, com queda de receita, mas a partir do segundo ano já devemos ter um solo melhor e um consequente aumento de produtividade”, diz.

A Cerrado tem uma produtividade média de 65 sacas por hectare. A soja ocupa 2.500 hectares, sendo 1.850 irrigados por 28 pivôs. A empresa abastece revendas de São Paulo, especialmente das regiões de São José do Rio Preto e Presidente Prudente, que recebem 80% da produção. Estão no portifólio da fazenda também a produção de trigo, aveia e cevada no inverno.

A unidade de beneficiamento de sementes tem capacidade para 52 mil sacas. São 8 silos de inox e 12 de madeira, que permitem estocar as sementes sem perda de qualidade por até 3 meses.

Fabio Meneghin, analista de mercado da Agroconsult, realizadora do rally, estima que a produção de soja em São Paulo que está sendo colhida agora terá uma quebra média de 12% na comparação com a safra 2017/18 devido à seca. Na região que inclui Taquariúva, Capão Bonito e Itapeva, as quedas devem ser menores devido ao uso de pivôs de irrigação.

No país, a estimativa da consultoria é de uma produção de 16,5 milhões de sacas, 2,3% menor em relação à safra anterior, que foi recorde, embora a área de plantio tenha aumentado 3,1%. As maiores perdas são da soja precoce, plantada em setembro.

O tratamento in loco vai eliminar a terceirização, gerar economia em frete e dar ao comprador a opção de escolher o tipo de produto que prefere para o tratamento de suas sementes. (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

Aplicativo

 

 

A novidade do Rally da Safra deste ano é um aplicativo de celular que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS. O aplicativo permite ao produtor, após o cadastro, usar a mesma metodologia aplicada pelos profissionais e pesquisadores do rally na coleta de amostras de soja para calcular a produtividade da sua lavoura.

É possível também comparar a produtividade com a média de outros produtores da região e do país. Estão disponíveis ainda estimativas de safra nas diversas regiões, roteiro e eventos da expedição que tem ainda mais três etapas de avaliação de soja e outras três de avaliação da safrinha de milho.

*A repórter viajou a convite da Agroconsult, realizadora do Rally da Safra.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply