Skip to main content

Flores não podem faltar na decoração de um casamento no campo! (Foto: Getty Images)

 

Plantas, flores e elementos da natureza deixam qualquer casamento mais sofisticado. E quando o casamento é no campo, a paisagem natural deixa o evento ainda mais romântico. Segundo Graziela Gallo, fundadora do Persona Eventos, cada vez mais casais buscam ambientes ao ar livre para planejar a cerimônia de união. “Muitos são da capital e querem um lugar diferente do que estão acostumados”, conta. E se você está pensando em organizar sua festa no meio rural, listamos algumas sugestões para não passar nenhum aperto no grande dia. Confira:

+ Festa de criança: ideias com o tema de fazenda
+ Churrasco: 6 dicas para fazer carnes mais saborosas

O casamento no campo pede logística diferenciada dos eventos nos centros urbanos ou no litoral. “Imprevistos não são tão facilmente resolvidos quanto nas cidades. Por isso, é importante que todos os profissionais envolvidos tenham familiaridade com esse tipo de evento”, afirma Graziela.

Um exemplo é com a equipe de fotografia: alguns fotógrafos podem se dar bem com lugares fechados, mas fotografar ao ar livre – com luz natural – é bem diferente. Além disso, como muitas cerimônias acontecem perto do pôr do sol, o profissional precisa ter agilidade para saber trabalhar com a rápida mudança de luz. 

Ramos de flores e plantas podem decorar as mesas e cadeiras dos convidados  (Foto: PxHere/Creative Commons)

 

_A complexidade também está no transporte de móveis, convidados, comes e bebes, por exemplo. Por isso, a especialista sugere fazer um “evento de final de semana”. Ou seja, se a cerimônia for no sábado, chame os familiares e amigos para chegar na sexta à noite, certificando-se que tenha hospedagens para todos na região.

Agenda
O ideal é começar a planejar a festa um ano antes, no mínimo. Em 2019, por exemplo, as fazendas com as quais Graziela trabalha já estão com todos os sábados reservados.

Clima
O tempo é uma das principais preocupações o evento a céu aberto, visto que o sol forte ou chuvas podem atrapalhar a condição das estradas, cerimônia e festa. Graziela recomenda que todos os casais tenham alternativas para o grande dia. “Estejam preparados antes, pois depois não estressa tanto e não deixa os noivos tristes. O plano B tem que ser tão lindo quanto o primeiro”, comenta. Os meses com menor probabilidade de chuva são de abril a agosto, mas costumam ser um pouco mais frios, pois já é outono e inverno. Já para quem gosta do calor, a opção é setembro e outubro. 

No casamento no campo, as mesas dos convidados podem ficar ao ar livre  (Foto: Getty Images)

 

Duração
Como os locais são geralmente mais afastados, é comum o casamento no campo começar de dia, com a cerimônia um pouco antes do anoitecer. “Uma das primeiras coisas que faço com meus clientes, depois de marcar a data, é checar qual o horário previsto para o sol se pôr naquele dia. Dessa maneira, conseguimos colocar um bom horário no convite”, declara Graziela.

Cerimônia
De acordo com a especialista, um dos motivos pelo crescimento de eventos no campo é que muitos casais buscam menos cerimônias religiosas. “Em alguns casos, os noivos são de religiões diferentes e chamam mestres de cerimônia ou até mesmo amigos para contar um pouco sobre a história dos dois. Acaba sendo algo mais filosófico, citando poesia, literatura e menos espiritualizada”, revela. 

+ 6 dicas para as rosas durarem mais
+ Como plantar cinco flores perfumadas para ter em casa

Decoração
Se houver um local fechado para a festa, a tendência é levar elementos do ambiente externo para dentro do salão, com decorações mais orgânicas. Galhos, sementes, cascas de árvores e folhagens são uma boa opção. “Para criar uma continuidade do lado de fora”, ela diz. Um toque interessante é usar lampiões, que dão um clima mais intimista e que combina com o ar campestre. Em relação às flores, ela recomenda espécies que podem tomar raios solares diretos e enfrentar o calor. Caso contrário, poderão murchar mais rápido e perder o aspecto mais bonito.

Para quem quer apostar em tendências, use objetos com a cor do ano da Pantone. Em 2019, a escolhida foi a Living Coral. “Trouxe muito a cara do campo. É totalmente quente e combina muito com casamento de dia e com a ideia da natureza”, afirma Graziela. 

Pêssegos dão um toque da cor Pantone 2019 à mesa de jantar
Foto: Pinterest/Reprodução)

Traje
Como o casamento no campo acaba tendo um ar mais informal, o traje esporte fino é uma das melhores opções.

Menu
O cardápio vai depender da época do ano e do gosto dos noivos. Segundo Graziela, o funciona muito é a ilha gourmet, ou seja, uma mesa na qual vários comidinhas e quitutes ficam à disposição dos convidados. “No campo é mais complicado ter mesas para ficar sentado e comer”, relata. Se o seu evento tiver a cara da fazenda, aposte em receitas caipiras.

Custo
Os gatos irão variar de acordo com a grandeza do evento. Graziela conta que, em média, os noivos calculam mil reais por pessoa. Em casamentos mais simples, é possível organizar com R$ 700.

+ 9 dicas para decorar seu quintal
+ Como fazer casa de passarinho com papelão

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply