Skip to main content

Uma caixa de som e playlist encontrada em aplicativo foi o que usaram para que as abelhas ouvissem um pouco antes da abertura das caixas e saíssem delas de forma mais tranquila. (Foto: Divulgação)

 

Beethoven, Vivaldi ou Richard Wagner? Para as abelhas, tanto faz. Elas parecem gostar de todos os compositores de música clássica. Foi o que constatou uma família de apicultores do Piauí ao testar a trilha sonora durante a abertura das caixas onde ficam os favos de mel.

Teresa Bastos compartilhou um vídeo com a Globo Rural, mostrando o resultado da experiência no apiário do seu pai, Wener Bastos, em Novo Santo Antônio (PI). Nas imagens é possível visualizar o ataque das abelhas aos apicultores quando não há nenhum som ao fundo. Depois, quando colocam a música, as abelhas não se juntam para atacar os produtores.

 

 A ideia surgiu após Teresa ler matérias que falavam sobre o uso de música clássica para acalmar rebanhos de vacas leiteiras e ajudar no aumento da produção. Todo o processo foi um teste e Wener, que é apicultor há mais de trinta anos, acatou a dica da filha, que trabalha com ele, e com a surpresa positiva da reação das abelhas pretende implantar o formato em suas 300 caixas de abelhas.

+ Abelhas ajudam a melhorar produtividade de cafezais
+ Abelhas: tudo sobre as espécies existentes e dicas de cuidados na criação

De acordo com o depoimento da família, não foi necessário criar uma infraestrutura para o resultado gravado: uma caixa de som e playlist encontrada em aplicativo foi o que usaram para que as abelhas ouvissem um pouco antes da abertura das caixas e saíssem delas de forma mais tranquila, a única mudança foi selecionar as músicas mais calmas da lista. Teresa também afirmou que já tinha familiaridade com o estilo musical e usa para a mesma finalidade: se acalmar.

O apiário produz cerca de 5,5 toneladas de mel por ano. A família agora pretende verificar se a música clássica vai impactar na produção de mel. Um estudo da Universidade de Leicester, realizado com vacas leiteiras, afirma que sim, a prática serve para abelhas e pode incrementar a produção.

Os apicultores do Piauí prometem compartilhar essa informação conosco assim que as tiverem.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply