Skip to main content

Rebanho bovino australiano é de 26 milhões de cabeças. (Foto: Robispierre Giuliani/Ed. Globo)

 

Terceiro maior exportador mundial de carne, atrás de Brasil e Estados Unidos, a Austrália vê crescer o número de bovinos mortos em decorrência de enchentes devastadoras no país. Chove muito acima da média no país desde o início deste mês. O CEO da Cattle Councin of Ausrtalia, Margo Andrade, afirma que pelo menos 500 mil animais já morreram por causa do evento climático atípico.As autoridades afirmam que o número ainda pode subir diante da continuidade das chuvas. Agências de monitoramento dizem que esse quadro ocorre no país a cada 100 anos. 

"O reabastecimento [do rebanho bovino] pode levar anos. O efeito provavelmente será de pelo menos 12 meses, mas as pessoas perderam anos e anos de genética", segundo Andrade.

+ 'Tinder' para boi é lançado e conta com perfis de 42 mil fazendas

+ Mercado de sêmen bovino cresce 14% no Brasil

+ Galinhas transgências produzem ovos com proteína anticâncer

A Austrália tem um rebanho bovino de 26 milhões de cabeças de gado. O prejuízo financeiro ainda está sendo estimado, mas o próprio governo australiano reconhece que será de centenas de milhões de dólares.

A principal região afetada pelas fortes chuvas e inundações fica a Nordeste do país, onde no último ano houve problemas com estiagem. Com o retorno das chuvas no início deste ano, os produtores chegaram a comemorar o fim da seca. Até que os dilúvios começaram a levar prejuízos às fazendas. O volume de chuvas registrado em uma semana no país foi equivalente ao que costuma ocorrer em um ano, segundo informações das agências de meteorologia.

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply