Skip to main content

No Sul, os volumes de chuva serão mais leves, as temperaturas vão cair rapidamente (Foto: Terry Presley/CCommons)

 

A partir da noite desta terça-feira (12/2) uma frente fria promete causar uma reviravolta no clima do Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com previsão de tempestades e ventos fortes na madrugada de quarta-feira (13/2). As chuvas mais volumosas devem se concentrar sobre São Paulo e Rio de Janeiro. No Sul, os volumes de chuva serão mais leves, as temperaturas vão cair rapidamente. Na capital fluminense, o governo determinou ponto facultativo devido à tendência de muita chuva e vento. Na última semana, sete pessoas morreram vítimas de acidentes causados pela forte chuva no Rio de Janeiro.

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia, confirma que os ventos podem chegar a 60 km/hora no Sul e Sudeste devido à passagem da frente fria, com rajadas nas proximidades do litoral de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O quadro climático deve permanecer pelo menos até quinta-feira (14/2). “Esses ventos poderão gerar ondas de até 3 metros no litoral dos mesmos estados. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 2,5 metros entre Laguna (SC) e Cananéia (SP).

+ Leite/Cepea: alta de preço compensa aumento dos custos de produção
+ Brasil investe em genética e já é o 4º maior produtor de tilápia do mundo

Centro-Oeste e Norte
As chuvas devem cair a partir de quarta-feira numa grande faixa que vai da Amazônia até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste do Brasil. No Norte e parte do Nordeste também há previsão de precipitações pelo menos até o fim de semana. Os volumes de chuva devem ficar entre 5 milímetros e 15 milímetros em toda essa área, entre quarta e quinta-feira. Na sexta, sábado e domingo, a previsão indica chuvas fortes de até 60 milímetros na capital paulista e em boa parte do Estado de São Paulo.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply