Skip to main content

Lama acabou matando animais da fauna doméstica e silvestre em Brumadinho (Foto: Lalo de Almeida/ Ed. Globo)

 

A mineradora Vale, que teve barragem rompida em Brumadinho (MG) no final de janeiro, será multada diariamente no valor de R$ 100 mil até que a fauna silvestre e doméstica afetada pelo acidente seja totalmente salva. A é do sexto auto de infração do Ibama que exige “instalação de hospital de campanha para reabilitação dos animais resgatados e centro para triagem e abrigo”.

Em 26 de janeiro, um dia após o rompimento, o Ibama notificou a mineradora para que começasse o plano de resgate dos bichos em até 24 horas. Além disso, a Vale precisava entregar relatórios diários com informações sobre a fauna resgatada.

+ Brasil investe em genética e já é o 4º maior produtor de tilápia do mundo
+ Alta de custos compromete rentabilidade do milho e da soja

Contudo, agentes fiscais constataram atrasado na realização das ações. Segundo o Ibama, os documentos enviados pela mineradora “não atendem integralmente as exigências estabelecidas na notificação”.

A multa diária começou a ser aplicada na sexta-feira, 8 de fevereiro, e pede o “cumprimento imediato das determinações com o objetivo de cessar a degradação ambiental”. O valor de R$ 100 mil é o máximo que está previsto para infração no Decreto n.º 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (n.º 9.605/1998).

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply