Skip to main content

Se o número atual for confirmado, será a menor safra de soja dos últimos três anos (Foto: Editora Globo)

 

A AgRural voltou a fazer corte em sua estimativa para a produção brasileira de soja. Em novo levantamento divulgado nesta segunda-feira, a consultoria projetou a safra em 112,5 milhões de toneladas, 4,4 milhões de toneladas a menos que as 116,9 milhões de toneladas previstas em janeiro. No início do ano, a empresa já havia reduzido a sua projeção em 4,5 milhões de toneladas.

A redução é atribuída às condições climáticas desfavoráveis. “A irregularidade das chuvas e o calor de dezembro afetaram as lavouras precoces de alguns estados, com destaque para Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, diz a nota. 

+ Café Orfeu envaza grão orgânico premiado e vende quilo a R$ 200
+ Hong Kong faz cair as exportações de carne bovina do Brasil

Se o número atual for confirmado, será a menor safra de soja dos últimos três anos, segundo a AgRural. Em março, a empresa divulgará novo levantamento.

Apesar dos números desfavoráveis, e dos cortes na produção, houve um avanço na colheita brasileira de sete pontos percentuais em uma semana. Segundo a consultoria, o tempo quente e seco, que estende-se desde o fim de 2018, tem acelerado os trabalhos de colheita nos mesmos Estados prejudicados pelo clima. Os produtores têm aproveitado o encurtamento do ciclo das lavouras e até o momento já colheram a soja em 26% da área ocupada pela cultura. Há um ano, o porcentual era de 10%, além dos 12% da média dos últimos cinco anos.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply