Skip to main content

O cavalo Itapororó tinha 22 anos e não tinha preço estabelecido (Foto: Faby Mattos/ ABCCC)

 

A notícia chega da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Morreu uma lenda da raça, o cavalo Infinito da Itapororó. Ele tinha 22 anos de idade e mantém, há 19 anos, a nota mais alta da história do Potro do Futuro de Rédeas, uma das mais importantes e disputadas pela raça nascida no Rio Grande do Sul. O animal morreu por problemas naturais da idade avançada.

Em 2016, a revista Cavalo Crioulo, editada pela associação, edição de novembro e dezembro,  divulgou uma matéria especial que contou a história do Infinito da Itapororó, que nasceu em 14/10/1996. Na época, ele era recordista há 16 anos, por atingir no ano 2000 os 232 pontos e um inédito 78 pontos de média no Potro do Futuro 2000. Foi montado pelo cavaleiro Eduardo Salgado. “O feito se mantém até os dias atuais”, informa a associação.

+ Touro Caldonegro lidera sumário de gado nelore pela quarta vez

+ Morre touro de R$ 250 mil, produtor de 50 mil doses de sêmen

+ Cientistas pedem urgência em políticas para proteção de polinizadores no Brasil

O campeão é filho de El Trapiche T Maqui e Benvinda do Itapororó. "Morreu como deve morrer um grande cavalo, solto na manada com dez éguas. Que seus poucos filhos sigam seu legado, levando adiante seu excelente temperamento, mansidão sem igual e impressionante habilidade", afirma o proprietário, Gabriel Demutti, da Cabanha Rancho Los Barsa, localizada em Gramado/RS. O cavalo possui 11 filhos.

Anote, caro leitor: os 78 pontos alcançados por Infinito do Itapororó, no ano 2000, foi a maior nota do Brasil e a terceira maior do mundo, segundo a associação.

 
Source: Rural

Leave a Reply