Skip to main content

A Fertilizantes Heringer fechou nove unidades do total de suas 19 e demitiu cerca de um terço dos funcionários (Foto: Thinkstock)

 

Há alguns anos, desde 2012 pelo menos, a Fertilizantes Heringer não vivia seu melhor momento e o mercado sabia disso. Ainda assim, o pedido de recuperação judicial comunicado ao mercado nesta semana causou alguma surpresa. Segundo o Fato Relevante divulgado na última segunda-feira (4/2), a empresa vinha fazendo tentativas de buscar investidores para seu negócio, mas não conseguiu. Por causa disso e com graves dificuldades de fluxo de caixa, a opção da família de Dalton Heringer, sócia majoritária, foi reduzir as atividades da empresa praticamente à metade, fechando 9 unidades do total de suas 19 e demitindo cerca de 1 mil funcionários de um total de 3 mil.

A queda dos negócios da empresa vinha sendo acompanhada há anos pelo mercado de modo extra-oficial. Desde 2008 os problemas enfrentados já eram muito sérios, ele diz, assim como a crise gerada pelo mercado imobiliário americano, que levou também o preço das commodities a despencar. "Naquele momento, o setor de fertilizantes caiu junto com as commodities e, paralelamente, as finanças da Heringer começaram a piorar devido a suas dívidas altas em dólar. Desde então, ela não vem dando conta disso", diz uma fonte do setor que pede para não se identificar.

Gráfico representativo dos seis meses de queda do valor da ação (Reprodução: Heringer)

 

Apesar dos imprevistos no cenário externo, a empresa de fertilizantes sempre teve facilidade para atrair investidores. Foi o que ocorreu há cerca de 10 anos com a entrada da marroquina OCP,  empresa muito forte e respeitada pertencente à família real do Marrocos. "A OCP comprou 10% das ações da Heringer. Cerca de três anos mais tarde, foi a vez da canadense PCS/Nutrien, que comprou outros 10% do capital acionário."

Segundo a meta já declarada pela Nutrien de alcançar 30% de participação no mercado de fertilizantes no Brasil, a grande aposta do mercado agora é de que este será o momento de a canadense ampliar sua fatia de ações na companhia brasileira, cuja participação de mercado hoje é estimada em 15%.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply