Skip to main content

Feijões, lentilhas, ervilhas, grão de bico fazem parte das leguminosas cujas sementes secas são conhecidas como pulses (Foto: Getty Images)

 

O próximo domingo, 10 de fevereiro, é o Dia Mundial do Feijão. E também da lentilha, do grão de bico e da ervilha. Todos eles são sementes secas comestíveis de leguminosas e chamados de pulses. A comemoração é uma iniciativa da FAO, o órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura, que destaca o papel dos pulses como alimentos sustentáveis e saudáveis.

+ Seis receitas saudáveis sem carne e sem impacto ambiental
+ A dieta que o meio ambiente agradece

Além de ser bom para o Planeta, os pulses são bom para a saúde humana. O plantio destas lavouras requer pouca água. A produção de um quilo de feijão exige apenas 330 litros de água, contra 1.770 litros da soja e 14 mil litros da carne bovina. Leguminosas como o feijão ajudam a reduzir os gases efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Estas lavouras melhoram a absorção de carbono pelo solo e fixam nitrogênio.

Vegetarianos e veganos têm nos pulses um ótimo substituto às carnes como fonte de proteínas. Estas sementes têm folato, que se transforma em ácido fólico no organismo, uma vitamina importante para combater a depressão e o mau humor.

Segundo maior produtor mundial de feijão, atrás apenas da Índia, o Brasil lidera o consumo deste grão.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply