Skip to main content

Porto do Rio Grande (Foto: Divulgação/Porto do Rio Grande)

 

O Porto de Rio Grande movimentou 42,9 milhões de toneladas em 2018, volume recorde e 4,3% superior ao de 2017. Os produtos do complexo soja (óleo, farelo e grão) representaram 16,338 milhões de toneladas, alta de 8,8% ante o ano anterior. Apenas de soja em grão foram 13,6 milhões de toneladas, segundo a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG). O segmento de carga geral registrou movimentação 10% maior, impulsionada pela celulose – cujas exportações cresceram mais de 53%, para 1,6 milhão de toneladas. Os embarques de carga viva também aumentaram de forma expressiva, 78,8% ante 2017, superando 152 mil animais vivos, grande parte para a Turquia.

+ Redes de fast food são intimadas a reduzir emissão de gases
+ Governo publica resolução que determina fiscalização em barragens

Os principais destinos dos produtos embarcados no porto gaúcho foram China, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha e Estados Unidos. Já os produtos importados tiveram como origem, principalmente, Argentina, Argélia, Estados Unidos, China e Marrocos. Em 2018, 3.199 embarcações passaram pelo porto. Dentre os portos do Estado, a SUPRG destacou o de Pelotas, que movimentou 998 mil toneladas no ano passado, 11% a mais que em 2017. As toras de madeira enviadas à Guaíba totalizaram 760 mil toneladas no ano. Já o Porto de Porto Alegre movimentou 879 mil toneladas no último ano, segundo a SUPRG. Dentre os produtos de maior relevância estão o trigo e o fertilizante cloreto de potássio.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply