Skip to main content

Rompimento de barragem despejou lama em Brumadinho (Foto: Reprodução/G1)

 

O presidente Jair Bolsonaro pretende ir nesta sábado (26/1), por volta das 8h, a Brumadinho (MG), onde houve o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, neste sábado (25/1). A informação foi transmitida pelo porta-voz da Presidência, Otávio Santana do Rego Barros, em pronunciamento, em Brasília (DF).

Barros informou ainda que o governo federal formou um gabinete de crise para acompanhar a situação no Palácio do Planalto e no Ministério do Meio Ambiente. Além da pasta, as ações terão participação dos Ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento Regional e Defesa.

“O presidente da República lamenta eventuais perdas de vidas com a barragem de Brumadinho. O governo federal acompanha de perto a evolução da situação em condições de colaborar com o Estado de Minas Gerais”, diz o comunicado lido pelo porta-voz.

O governo de Minas Gerais informou ter constituído uma força-tarefa, que está no local da tragédia. Segundo a administração estadual, homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão trabalhando, com apoio de dois helicópteros que sobrevoam a região.

"O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações", diz o comunicado.

De acordo com o mineradora Vale, o rompimento ocorreu na Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho Os rejeitos atingiram a área administrativa da empresa e parte da comunidade de Vila Ferteco, na zona rural do município.

“A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos”, diz a nota da Vale.

Ainda segundo a empresa, havia funcionários na área administrativa no momento do desastre, o que indica a possibilidade de haver vítimas. A Vale disse ainda que a prioridade agora é ajudar nas operações de resgate.

Segundo informações da Globonews, os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, deixaram a capital federal rumo a Brumadinho para acompanhar de perto as operações no local.

O Inhotim, um dos mais conhecidos museus de arte ao ar livre da América Latina, localizado no município, foi esvaziado por questão de segurança. A prefeitura de Brumadinho emitiu um alerta, pedindo que a população evite se aproximar do Rio Paraopeba, por conta do rompimento da barragem.

É o segundo incidente envolvendo uma barragem da mineradora nos últimos anos. Em 2015, em Mariana (MG), houve o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, empresa que tem como sócias a Vale e a BHP, atingindo a comunidade de Bento Rodrigues, matando 19 pessoas e contaminando o Rio Doce.

No mercado financeiro dos Estados Unidos, os papeis da Vale chegaram a cair 10% depois da tragédia. Na bolsa brasileira, não houve operações por conta do feriado municipal do aniversário de São Paulo. 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply