Skip to main content

Fechamento de mercados para bovinos, suínos e aves influenciou os preços. (Foto: Giovane Rocha / Rally da Pecuária)

 

O PIB do agronegócio recuou 0,16% em outubro, segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No acumulado dos 10 meses de 2018 (janeiro a outubro), a renda do setor também foi negativa, com queda de 0,62%. Conforme o Cepea, a pressão veio da pecuária, que registrou queda de 1,18% em outubro, ante crescimento de 0,26% do setor agrícola.

Nos 10 meses, o segmento pecuário recuou 10,9% ante alta de 3,85% do agrícola.Ainda assim, as projeções para 2018 do PIB-volume do agronegócio, calculado pelo critério de preços constantes, seguem apontando crescimento em todos os segmentos. "O PIB-volume do agronegócio deve crescer 2,21% em 2018, com altas de 5,31% para insumos, de 0,97% para o segmento primário, de 2,33% para a agroindústria e de 2,56% para os agrosserviços", disse o Cepea.

+ China e Estados Unidos tendem a chega a um acordo, diz executivo da Cargill

+ Tereza Cristina diz que criará câmara setorial de carnes

+ Produtor do PR projeta menor safra, mas chuva ameniza quebra

Em relação ao desempenho observado até outubro, os pesquisadores do Cepea/CNA dizem que o desempenho negativo se deve à elevação de custos de produção e "às quedas principalmente relacionadas à demanda em diversas atividades do ramo pecuário". Eles citam o fechamento de mercados para a carne bovina, suína e de aves, o que influenciou nos preços.

"Porém, a disputa comercial entre China e Estados Unidos, além do câmbio favorável à elevação da competitividade da proteína brasileira no mercado externo, surtiu efeitos favoráveis às exportações da carne brasileira desde setembro, notadamente com destinação a mercados asiáticos, o que resultou em certa sustentação de preços de outubro", destacaram.
Source: Rural

Leave a Reply