Skip to main content

Deral prevê 356 mil hectares cultivados na safra de verão, contra 352 mil hectares esperados há um mês (Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)

 

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, reduziu sua estimativa para a área plantada com soja no Estado na safra 2018/19 em 35 mil hectares, de 5,459 milhões de hectares previstos em 19 de dezembro para 5,424 milhões de hectares agora.

Em contrapartida, elevou sua projeção para a área tanto de milho primeira safra quanto de segunda safra (safrinha). O Deral prevê 356 mil hectares cultivados na safra de verão, contra 352 mil hectares esperados há um mês. No caso da safrinha de milho, a estimativa atualizada é de 2,192 milhões de hectares de área, ante 2,188 milhões de hectares previstos em dezembro. 

+ Produtor projeta menor safra de soja, mas chuva limita quebra
+ Agricultura familiar está entre as metas para primeiros 100 dias do governo

A colheita de soja no Paraná alcançou no dia 21 15% da área cultivada. Da lavoura da oleaginosa, 70% estavam em boa condição, 23% em situação média e 7% foram consideradas ruins. Do total plantado, 4% estavam em desenvolvimento vegetativo, 21% em floração, 46% em frutificação e 29% em maturação.

O Deral informou também que a colheita de milho primeira safra foi iniciada no Paraná e até o dia 21 atingia 3% das área prevista. Do total 6% estavam em desenvolvimento vegetativo, 19% em floração, 56% em frutificação e 21% em maturação. Além disso, 79% das lavouras tinham boa condição e 21% condição média. Quanto à segunda safra do cereal, o plantio avançou para 17% da área plantada. Do total cultivado, 50% estão em fase de germinação e a outra metade, em desenvolvimento vegetativo. Das lavouras, 79% estão em boa condição e 21% em condição média.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply