Skip to main content

Usinas produziram 70,35 milhões de litros de etanol e 11,3 mil toneladas de açúcar.(Foto: Globo Rural)

 

O volume de cana-de-açúcar processada pelas usinas no Centro-Sul do Brasil alcançou 523,5 mil toneladas na primeira metade de janeiro. O volume corresponde a um aumento de 214,6% em comparação com o mesmo período da safra anterior, quando as usinas moeram 166 mil t. Os números são da União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica), divulgados nesta quinta-feira (24/1).

Apesar do porcentual expressivo, muitas usinas já encerraram a safra atual e estão em fase de manutenção. "Levantamento atualizado entre às empresas indicam que nesta entressafra sete unidades processadoras de cana e oito de milho permanecem em operação no Centro-Sul", informa a Unica.

+ Consultoria mantém pervisão de moagem de cana no Centro-Sul

+ Empresários faturam R$ 600 mil com negócio de cana embalada à vacuo

Com a baixa moagem entre 1º e 16 de janeiro, as produções de etanol e açúcar também foram residuais. A quantidade fabricada de açúcar atingiu 11,3 mil toneladas no período, enquanto o volume produzido de etanol totalizou 70,35 milhões de litros (35,44 milhões de litros de etanol hidratado e 34,91 milhão de litros de etanol anidro). "Parcela majoritária da produção do renovável observada na primeira metade de janeiro se refere ao etanol de milho", destacou em comunicado o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues,Rodrigues.

Segundo levantamento da Unica, dos 70,35 milhões de litros fabricados naquela quinzena, 45,82 milhões de litros (65%) foram etanol de milho.No período, o teor de sacarose na cana, medido na quantidade de Açúcar Total Recuperável por tonelada processada (ATR/t), foi de 103,53 quilos (kg) na primeira quinzena de janeiro, 1,27% inferior ao de igual período da safra passada. O mix de produção na primeira quinzena do mês passado foi de 21,89% destinado à produção de açúcar e 78,11% para a fabricação de etanol.
Source: Rural

Leave a Reply