Skip to main content

(Fotos: Thinkstock)

 

Nativo do Brasil e da América Central, o filodendro é uma planta tropical com mais de 160 espécies e grande número de variedades, incluindo muitos exemplares híbridos. Aqui, tem comércio em todas as regiões e é de lida fácil, podendo ser fonte de renda mesmo para produtores que tenham pouco espaço de terra para destinar a uma cultura rentável. Tolerante a intempéries e com boa adaptação a ambientes diferentes, o filodendro (Philodendron speciosum ou Philodendron hederaceum, por exemplo) tem efeito decorativo plantado tanto em jardins externos quanto em interiores.

As folhas lustrosas e resistentes, que podem ser de diversos tamanhos, cores e formas, são o destaque do filodendro. Algumas têm formato de coração (cordiforme), outras são pontiagudas como lança (lanceolada) e ainda há as que contam com muitas nervuras (palminérveas). As margens se apresentam tanto na versão lisa quanto na recortada. Em comprimento, existem espécies com folhas que chegam a 1 metro.

Filodendros como o Philodendron hederaceum, um dos mais comuns no país, têm maturação lenta, o que permite apreciar, por um longo período, o contraste dos tons verde e verde-limão da folhagem quando jovem, motivo de ser filodendro-brasil seu outro nome popular. Com o passar do tempo, a coloração mais escura prevalece, completando a exuberância do visual tropical das folhas na fase adulta.

+ A samambaia prata pode ser usada para a decoração de interiores
+ 10 plantas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados

As inflorescências dos filodendros possuem um padrão característico típico de plantas pertencentes à família botânica Araceae. Envolta por uma folha modificada (bráctea) chamada espata, são compostas por minúsculas flores que se apinham sobre um bastão carnudo e espesso, conhecido como ráquis, que lembra uma espiga de milho pequena, semelhante à inflorescência do antúrio.

Em geral, os filodendros precisam de poucos cuidados para se desenvolver com vigor. Necessitam apenas de condução dos primeiros ramos e de adubação semestral. O uso de fertilizantes foliares a cada 15 dias contribui para o viço extra da planta ornamental e acelera seu crescimento, que já é rápido. O filodendro atinge altura que varia na faixa de 1,2 metro a 2,4 metros.

Como é perene, a planta se mantém facilmente por quatro a cinco anos bonitas e vistosas, duas credenciais que agradam os compradores e estimulam as vendas. Filodendros plantados em vasos são muito procurados para embelezar salas, escritórios, entre outros cômodos de residências e estabelecimentos comerciais. Em áreas externas, podem fazer parte de projetos paisagísticos e até serem usados como cerca-viva.

(Foto: Thinkstock)

INÍCIO O filodendro pode ser escolhido a partir de dois tipos. Um deles é o de plantas de porte arbustivo, que se desenvolvem com velocidade durante a primavera e o verão, conseguindo dobrar a quantidade de folhas em um ano. Incluem o Philodendron bipinnatifidum (imbé), que tem folhas que chegam a medir 60 centímetros de comprimento e 40 centímetros de largura; o Philodendron wendlandii, dotado de folhas que crescem em círculos desde o centro da planta; e o filodendro black prince, que é uma variedade nova e possui folhas verde-escuras. O outro tipo é composto pelo popular Philodendron hederaceum e por espécies como a Philodendron renauxii, de crescimento rasteiro e com belas folhas verde-escuras, considerada ótima opção para recobrir floreiras e canteiros.

PROPAGAÇÃO Deve-se fazer durante os meses de verão, aplicando o método de estaquia com plantio diretamente no local definitivo. O enraizamento das estacas, em geral, ocorre entre quatro e seis semanas. Uma opção é usar a estaquia de nó, com ou sem folha, embora tenha um desenvolvimento mais lento. Também é possível obter plantas compactas e vigorosas por meio de micropropagação em laboratório. Apesar de germinação vagarosa e baixa, ainda pode-se propagar por meio de sementes.

AMBIENTE Com temperatura e umidade elevadas é ideal para o desenvolvimento do filodendro, cuja origem é tropical e pode suportar até 40 ºC, quando a umidade relativa do ar estiver próxima de 90%. De outro lado, a folhagem não suporta exposição prolongada sob temperaturas inferiores a 13 ºC.

ESPAÇAMENTO Também segue o critério de ser definido em combinação com a espécie e a finalidade do plantio.

PLANTIO Pode ser em qualquer tipo de solo, desde que seja bem aerado e não acumule água em excesso. Como os filodendros gostam de umidade, regue as plantas com regularidade duas vezes por semana durante o período de crescimento e uma vez a cada sete dias, pelo menos, após o completo pegamento das plantas. No caso de plantio em vasos, a cada 60 dias recomenda-se adicionar fertilizante à água da rega. Acrescente também quelato de cálcio uma vez por mês. Em ambos os casos, a dosagem varia de acordo com o tamanho e a finalidade das plantas.

ADUBAÇÃO Química ou natural pode ser adotada, a partir da análise das deficiências dos componentes do solo. Porém, sempre complete a incorporação dos adubos com aplicação de regas, para favorecer os efeitos dos nutrientes no plantio.

CUIDADOS As principais pragas dos filodendros são cochonilhas, ácaros e tripes, que podem ser eliminadas com o uso de produtos adquiridos em lojas especializadas. Em cultivos comerciais, é importante realizar o controle de pulgões. Entre as doenças, é indicado proteger a cultura de manchas foliares e podridão de raiz.

PRODUÇÃO Pode demorar mais de um ano para ficar pronta para a colheita, no caso de folhagem de corte. Em plantas envasadas, no entanto, é mais rápido. A comercialização de filodendro em vaso pode ser iniciada três meses após o plantio.

Filodendro (Foto: Thinkstock)

 
Source: Rural

Leave a Reply