Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Adaptada para viver em qualquer clima e em todas as regiões do país, a ave tem comércio com a venda de matrizes para reprodução e de exemplares para ornamentação, além de oferecer como produtos carne, ovos, penas e plumas. Nem todo animal de guarda precisa ser carrancudo ou mostrar os dentes para impor respeito. Mas é bom que seja corajoso, tenha instinto de proteção e esteja sempre atento ao menor barulho que surge no entorno. De primeira impressão, com seu andar desengonçado, o ganso pode não parecer ameaçador, porém, não deixa dúvida de que tem vocação para o trabalho de vigilância quando mostra sua reação a qualquer ruído estranho que ouve.

+ Como criar marreco
+ Como fazer uma cerca de galinheiro resistente?

Tanto é que a mania de grasnar em disparada à aproximação de pessoas, animais ou veículos chega a ser motivo para o uso da ave até no auxílio da tarefa de sentinela em presídios. Contudo, são outras características do ganso que levam muitos criadores a se dedicar ao seu manejo, que também é atraente por ser fácil, barato e rentável, podendo ser realizado em pequenos cercados em chácaras, sítios e quintais de residências.

A criação de ganso pode ser lucrativa com a venda de ovos, de matrizes para cruzamentos e melhoria de plantéis e de exemplares para ornamentação, abate ou limpeza de gramados e plantações. Há raças que são destinadas para enfeitar lagos de fazendas e hotéis, enquanto outras são indicadas para capinar ervas invasoras ou espantar bichos em lavouras. Embora o consumo ainda não seja popular por aqui, a carne saborosa e com pouca gordura da ave tem os restaurantes refinados como um destacado canal de distribuição. Bastante nutritivos, os ovos são muito apreciados em receitas culinárias, sendo utilizados na proporção de um para três de galinha.

Ganso (Foto: Thinkstock)

 

O comércio de penas e plumas é mais uma fonte de renda que pode ser obtida com a lida do ganso. Leves, macias e de alto valor comercial, servem para preencher travesseiros, almofadas e edredons. Em bailes e desfiles de Carnaval daqui, são adornos para luxuosas fantasias e, principalmente as plumas, em países onde se pratica esportes na neve, compõem o revestimento de casacos. São retiradas da região do peito até o pescoço das aves vivas a partir dos oito meses de idade, sendo a época de muda, quando caem naturalmente uma vez por ano, a mais indicada, para evitar sofrimento aos animais.

Por ser resistente, o ganso não demanda muito investimento para a montagem de um viveiro. Feito com sobras de madeira, um pequeno abrigo para os dias de sol escaldante, chuva forte ou frio intenso é suficiente para acomodar uma família da ave, que gosta de ficar, a maior parte do tempo, ao ar livre. Entretanto, é preciso que o local tenha disponível um espaço com água para os animais se banharem e favorecer a fertilidade.

Bem cuidado, recebendo alimentação de qualidade e vivendo em ambiente adequado, o ganso pode atingir até 15 anos de idade sem apresentar grandes problemas de saúde. Com porte elegante quando nada, a ave é originária do norte da Ásia e da Europa, tendo o Anser anser como precursor da espécie doméstica.

 

INÍCIO Saiba para qual finalidade será a criação ao formar o plantel. Entre as cerca de 12 raças puras existentes no país, há o chinês-branco ou pardo e o africano, conhecidos como sinaleiros, devido ao grasnado que emitem para movimento ou som diferente. Além de destinados para guarda, são ornamentais, como o toulouse e o embden, também usados para produção de plumas. Ainda embelezam as propriedades os raros sebastopol, chamado de frisado ou cacheado, egípcio, canadense, havaiano, pilgrim e magpie goose.

AMBIENTE Não tem restrições, dada a rusticidade da ave. O ganso tolera climas adversos, desde que seja protegido de temporais, ventos fortes e sol muito quente.

NINHO Nem sempre é onde a gansa bota os ovos, devido ao hábito de não ter local fixo para a postura. Porém, construa um com madeira ou utilize um pneu velho com palha dentro, deixando no interior um ovo artificial para estimular o uso pela mãe.

ESTRUTURA Inclui cercado de tela de arame, com 3 metros por 4 metros e 1,5 metro de altura, e abrigo de 1,5 metro quadrado levantado com madeira, prego e telha, que podem ser sobras existentes na propriedade. Providencie comedouro, bebedouro e, na falta de um lago, instale um tanque de água com 1 metro quadrado e 20 centímetros de profundidade, para o mergulho das aves.

ALIMENTAÇÃO Composta de pasto, hortaliças, frutas, grãos e ração. No primeiro mês de vida, a partir de um dia do nascimento, forneça ração inicial e folhas verdes picadas, menos alface, que provoca diarreia. Com um mês de idade, ofereça ração de crescimento, mais folhosas, frutas e capim, até seis meses, quando a ave passa a comer ração de postura. O ganso é herbívoro, mas gosta de saborear caracóis e minhocas diretamente do solo.

REPRODUÇÃO Concentra-se de julho a dezembro. Machos e fêmeas da maioria das raças estão prontos para se acasalar aos oito meses de vida, mantendo boa capacidade de procriação até o oitavo ano de vida, quando começa a declinar. Recomenda-se a proporção de um ganso para, no máximo, três gansas.

OVOS Produzidos pelas raças somam, em geral, de 20 a 30 unidades por ano. A postura por ave é de um ovo a cada dois dias, ou dia sim, dia não. Depois de limpos, guarde-
os em lugar seco e fresco, com temperatura de 22 ºC e a ponta para baixo, inclinando diariamente para um ou outro lado, evitando que a gema grude na casca e prejudique o embrião. Após sete a dez dias, inicia-se o período de choco.

CHOCADEIRA Elétrica ou ama substitui a gansa que não é boa mãe. Peruas chocam até 13 ovos de ganso, galinhas, cinco e patas, sete. Os ovos eclodem entre 28 e 32 dias e os filhotes podem receber calor por meio de uma lâmpada ou campânula em uma criadeira por 20 a 30 dias.

(Foto: Thinkstock)

 

Ganso (Foto: Thinkstock)

 
Source: Rural

Leave a Reply