Skip to main content

As propriedades modelo são da família Matté, que há mais de 40 anos trabalha no agronegócio e há 20 anos está na região (Foto: Fernando Martinho)

 

No módulo de finanças e sustentabilidade do Programa de Gestão do Agronegócio, realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a revista Globo Rural, os alunos visitaram as Fazendas Alvorada e Brejão, que somam 1.000 hectares de área útil e ficam em Paranoá (DF), próximo à rodovia DF-100.

Referências por aliar tecnologia e produtividade à sustentabilidade, as propriedades modelo são da família Matté, que há mais de 40 anos trabalha no agronegócio e há 20 anos está na região. "Graças ao uso de tecnologias e de bons planejamentos na gestão dos cultivos, temos crescido muito nossa produtividade. Nos últimos 10 anos, dobramos a produção sem aumentar as áreas de plantio", explica o agrônomo William Matté, que administra as fazendas.

Siga a Globo Rural no Instagram

Para André Martins, da Fazenda Paraíso, de Nova Lima (MG), visitar as fazendas modelo foi muito importante para mostar diferentes tipos de manejo e como é possível ser mais sustentável e também mais eficiente de várias formas, inclusive financeiramente. "Às vezes, precisamos perceber que coisas que sempre fizemos como agricultor, podem ser feitas de maneira diferente", diz o aluno.

"O curso está sendo muito interessante porque é uma maneira de nós tirar da zona de conforto e nos fazer pensar qual é o nosso posicionamento de mercado, como que a gente está, o que podemos fazer para dar uma diferenciada no nosso segmento, melhorar e conseguir prosperar futuramente", complementa André Martins.

+ Curso de gestão do agronegócio tem início em Minas Gerais

Segundo o professor associado da Fundação Dom Cabral, José Pedro Barbosa Lins, a visita a uma fazenda modelo é fundamental porque traz na prática exemplos do processo e dos negócios na área de agrobussiness de uma forma diferente. "Os alunos tiveram uma oportunidade de aprendizado prático nessa visita ao Distrito Federal", afirma o professor.

"O programa acrescenta fortemente uma oportunidade aos executivos do agronegócio brasileiro a enxergarem seus negócios de maneira diferente, pensando na sustentabilidade, na perenidade, e como transformar esses negócios ou perenizá-los ao longo do tempo", conclui José Pedro Barbosa Lins.

+ Confira quem são alguns dos palestrantes do programa de Gestão no Agro

No próximo módulo, em fevereiro de 2019, os alunos da primeira turma do programa irão discutir sobre tecnologia e logística na Fundação Dom Cabral, em São Paulo. E no último módulo, marcado para março, os temas abordados serão "Pessoas, Gestão Comercial e Marketing".

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply