Skip to main content

MP transfere demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricutlura (Foto: Haroldo Castro/Ed. Globo)

 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) disse que acionou, nesta quinta-feira (3/1), a Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Jair Bolsonaro diante da MP 870. A informação foi divulgada pela coordenadora executiva da Apib, Sonia Guajajara.

A Medida Provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última terça-feira (1/1), transfere a competência sobre a identificação, a delimitação e a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

+ Em carta a Bolsonaro, indígenas recusam políticas de integração, pedem diálogo e reafirmam seus direitos

Antes, o processo estava sob responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). "Vamos lutar!!", tuitou Guajajara depois de chamar o Mapa de "ministério do Agronegócio".

"Solicitamos que o MPF acione o judiciário para suspender o dispositivo que fere os direitos dos povos indígenas e investigue como esses processos irão tramitar sob as 'asas' da ministra Teresa Cristina. As organizações e povos indígenas também farão o mesmo em todos os estados", disse a coordenadora da Apib.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply