Skip to main content

(Foto: Pxhere/CreativeCommons)

 

O que está acontecendo com os mamões da minha plantação?
Adailto Rodrigues de Oliveira, de Jacaraci (BA)

(Foto: Andreia Oliveira/Arquivo Pessoal)

O mamão apresenta manchas provenientes do ataque de um fungo denominado Asperisporium caricae, que causa a doença pinta preta ou varíola. A enfermidade provoca na superfície das folhas e dos frutos pequenas manchas negras. Ocorre com maior intensidade em locais com temperaturas entre 23 °C e 27 ºC, ventos fortes, chuvas e alta umidade relativa do ar, condições que favorecem o desenvolvimento das lesões e a dispersão dos esporos das folhas mais velhas para as mais novas e para os frutos.

Caso o plantio seja de fundo de quintal e para consumo próprio, recomenda-se monitorar a planta periodicamente. Arranque as primeiras folhas contaminadas de baixo para cima e queime-as. Em lavoura comercial, adote as mesmas medidas em 20 plantas do pomar. Mas, se 15 delas estiverem com a folha mostrando mais de cinco pintas, ou se todas ou 5% dos frutos apresentarem alguma pinta, deve ser realizado o controle imediatamente. Na face inferior das folhas e na superfície dos frutos, use produtos à base de estrobilurinas e triazois, isolados ou combinados, registrados para a cultura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Vale lembrar que a aplicação de defensivos agrícolas deve ser realizada com recomendação de um profissional habilitado. Todo produto químico é perigoso e não deve ser manuseado e aplicado sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). O consumo do mamão com pintas, contudo, não é prejudicial à saúde humana ou animal.

Leia também: 
>> Mamão: 3 dicas úteis para quem quer plantar a fruta
>> Mamão: como tratar o fungo que aparece na fruta

CONSULTOR: HERMES PEIXOTO SANTOS FILHO, pesquisador do laboratório de fitopatologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Caixa Postal 007, CEP 44380-000, Cruz das Almas (BA), tel. (75) 3312-8038, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply