Skip to main content

Em vídeo na internet, Bolsonaro reafirmou sua intenção de explorar a reserva Raposa Serra do Sol (Foto: Reprodução/YouTube)

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro admite que há dificuldades, mas diz esperara que o Supremo Tribunal Federal (STF) ajude a viabilizar a exploração da área da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Bolsonaro voltou a tocar no assunto em uma nova transmissão em vídeo via internet, nesta terça-feira (18/12).

“Sabemos da dificuldade de rever essas reservas, já foram homologadas. Mas existe o Supremo Tribunal Federal. Quem sabe um dia o Supremo acorde para isso e nos ajude a fazer com que essas reservas venham a ser exploradas com racionalidade, obviamente, em benefício do próprio povo indígena”, disse o presidente eleito na transmissão, que teve cerca de 11 minutos de duração.

No vídeo, Jair Bolsonaro reafirmou seu discurso em relação à política indigenista no Brasil. Segundo ele, o indígena quer se integrar à sociedade e não “recluso em sua terra, como se fosse alguém da idade da pedra”.

+ Tereza Cristina confirma nova estrutura do Ministério da Agricultura
+ Governo eleito analisa potencial de reservas para produção de adubo

Também nesta terça-feira (18/12), a assessoria da futura ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), divulgou uma nota esclarecendo que toda a política fundiária no próximo governo estará a cargo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Isso inclui as questões relacionadas a populações indígenas e quilombolas.

A secretaria de Política Fundiária, criada na nova estrutura do Ministério da Agricultura, será coordenada pelo presidente da União Democrática Ruralista, Luiz Nabhan Garcia. Já Fundação Nacional do Índio (Funai) deixa o Ministério da Justiça e passa a ser de responsabilidade do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, que será chefiado por Damares Alves.

Na nota, a assessoria da futura ministra Tereza Cristina afirma que questões ligadas a demarcações de terras ou conflitos serão submetidos a um Conselho Interministerial, que está sendo criado. Esse grupo deve envolver as pastas da Agricultura, Defesa, Meio Ambiente, Direitos Humanos e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply