Skip to main content

O panetone é um item indispensável no cardápio do Natal (Foto: Divulgação)

 

Sem ele, a noite de Natal fica incompleta. O panetone é sem dúvida um dos principais  símbolos da celebração natalina e acompanha muito bem a união familiar e a energia positiva que marca esse encontro. E, para melhorar, você pode fazer o seu panetone em casa e surpreender a família. A Globo Rural reuniu quatro receitas especiais deste quitute para complementar a sua ceia. Confira abaixo: 

Panetone sem açúcar

Os vários sabores e receitas diferentes de panetone costumam ter algo em comum: uma grande quantidade de açúcar. A chef Gi Grillot desenvolveu uma versão mais leve, para quem procura uma opção mais saudável da guloseima. Nessa receita, ela utiliza o açúcar de maçã. 

Para complementar, a chef ainda incluiu sugestões de acompanhamento: duas versões sem açúcar refinado de doce de leite e brigadeiro.

Ingredientes – panetone:
3 ovos
1 xíc. farinha de pipoca
1 xíc.farinha de Amêndoas
60 gr açúcar de maçã
1 col. chá fermento biológico
1 col. chá fermento químico
1 col. chá melado (para fermentação)
1 col. chá extrato de baunilha
50 ml de água morna
100 gr de mix frutas secas e castanhas picadas: Damasco, tâmaras, cranberries e castanhas. 
Essências à gosto: panetone, nozes e laranja 

Dica do chef: Você pode trocar as essências por raspas de laranja e limão, canela, cravo e noz moscada.

Modo de preparo – fermentação:
Misture o fermento biológico com o melado e a água morna e reserve.

Modo de preparo – panetone: 
Bata bem os ovos com um batedor e uma pitada de sal, acrescente as essências  e o açúcar de maçã, e continue batendo. Acrescente todos os secos, inclusive o fermento químico, e misture bem. Por último, as frutas picadas e o fermento biológico. Asse em forno pré-aquecido, 150 graus, por 45 minutos.

Rendimento: 1 panetone de 450 gramas ou 3 panetones de 150 gramas

Ingredientes – doce de leite:
1 litro de leite de amêndoas
250 ml leite de coco
100 gr açúcar de maçã
Extrato de baunilha à gosto

Modo de Preparo:
Misture tudo (menos o extrato) e cozinhe por 1h30, ou até chegar no ponto desejado, mexendo de vez em quando. Quando desligar a panela, acrescente a baunilha. Para ficar bem cremoso, bata no processador ou batedeira depois de pronto.

Ingredientes – brigadeiro:
1 receita de doce de leite
Chocolate derretido 70% à gosto

Modo de Preparo:
É só misturar!

Panetone de goiaba

Outra sugestão mais saudável é o panetone de goiaba da Predilecta. Sem sódio e gordura, a receita é ieal para surpreender seus convidados!

Panetone de goiaba é outra alternativa para que busca opções mais saudáveis (Foto: Divulgação/Predilecta)

Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico
1 colher de sobremesa de sal
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de água
1 colher de chá de essência de panettone
3 ovos
6 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
1 kg de farinha de trigo
150 gramas de goiabada cortada em cubos

Modo de Preparo:
Aqueça o fogo a 180º C. Bata no liquidificador, na velocidade pulsar, o fermento e o sal. Adicione o leite, a água e a essência de panetone e bata novamente na velocidade pulsa. Adicione os ovos e bata por alguns segundos.

Transfira esse líquido para a batedeira e acrescente a manteiga. Ligue a batedeira na velocidade baixa e adicione o açúcar aos poucos. Bata até ficar homogêneo e desligue o motor. 

Em seguida, junte 1kg de farinha aos poucos e misture até que forme uma massa “grudenta”. Polvilhe uma superfície lisa com a farinha restante e despeje a massa. Trabalhe a massa com as mãos até que ela comece a se desgrudar da superfície e das mãos.

+ Carnes de Natal: o que você precisa saber antes escolher o produto
+ Receita de coxa de peru assada Noeland

Agora, misture os cubos de goiabada na massa e trabalhe a massa mais um pouco, para incorporar bem. Coloque em uma forma própria para panetone de 500g e leve para assar.

Rendimento: o preparo leva em média de 30 a 45 minutos e rende até 8 porções.

Pudim de panetone e leite condensado

Quer mudar um pouco a sobremesa do Natal, mas sem perder a tradição? A Regina criou um pudim de panetone com leite condensado que vai te deixar com água na boca! Aprenda a fazer: 

Com o pudim de panetone, você surpreende na ceia sem perder a tradição natalina (Foto: Flickr/Thamy Cavassani/Creative Commons)

 

Ingredientes:
1 sachê de leite condensado
2 e 1/2 xícaras de leite integral
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 ovos
1 colher de café de canela em pó ou canela em pau
2/3 de panetone ou chocotone (pouco mais de 300g)
1 xícara de açúcar para a calda

Modo de preparo:
Bata no liquidificador leite integral, o leite condensado, a manteiga sem sal e os ovos. Se você usar canela em pó na receita, misture-a com os demais ingredientes no liquidificador. Se preferir a canela em pau, acrescente-na após bater e deixe perfumando a mistura por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire a canela em pau e reserve.

Agora, faça a calda do pudim: coloque, na boca do fogo, a fôrma com o açúcar. Deixe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando a calda estiver dourada, desligue o fogo e mexa a fôrma para espalhar a calda. Em seguida, corte o panetone (ou chocotone) em fatias finas e cubra as laterais e o centro com o pão, pressionando com as pontas dos dedos. Sobre esta “caminha” de panetone, despeje a mistura batida no liquidificador.

+ Receita de rabanada prática para adoçar o dia
+ Lombo recheado com molho de alecrim e farofa de feijão na manteiga

O próximo passo é cobrir com papel alumínio e levar ao forno (médio), por cerca de 45 minutos. É essencial que o pudim cozinhe em banho-maria, na grade superior do forno, para alcançar o ponto ideal. Depois de pronto, deixe na geladeira de um dia para o outro (no mínimo umas 6 horas, para ele ficar bem firme).

Dica de chef: Na hora de desenformar, um truque. Coloque a fôrma por alguns segundos na chama do fogo. Assim, o caramelo irá derreter um pouquinho e o pudim sairá com mais facilidade! Em seguida, passe uma faquinha nas laterais, para soltar o açúcar caramelado, ponha um prato em cima e vire.

Sobrou panetone? Faça uma rabanada

Se sobrar panetone após a festa, não se preocupe. Dá pra fazer uma deliciosa rabanada usando os restos. A dica é do chef Marcello Lopes. Confira como fazer.

Rabanada de panetone aproveita o que sobrou da festa (Foto: Divulgação/Chef Marcello Lopes)

Ingredientes:
Restos do panetone
2 ovos
½ de xícara de leite
2 colheres de leite condensado
Para polvilhar: açúcar e canela

Modo de preparo:
Corte o panetone com 2 dedos de espessura. Em uma tigela, adicione: os ovos, leite e leite condensado e bata até ficar uma mistura homogênea. Aqueça uma frigideira ou uma panela com manteiga. Molhe as fatias de panetone na mistura de ovos, leite e leite condensado e frite até dourar dos dois lados. Não esqueça de escorrer em papel toalha e polvilhe com a mistura de açúcar e canela.

+ Receitas de Natal: pudim de tapioca

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply