Skip to main content

(Foto: Flickr/Rusty Clark/Creative Commons)

 

Que bicho é esse parecido com rã que vive embaixo da terra?
Rafael Borges, via Facebook

(Foto: Rafael Borges/Arquivo Pessoal)

O animal assemelha-se ao sapo de chifre (Ceratophrys ornata). A presença de elevações acima dos olhos do anfíbio lembram dois chifres, que servem para mostrar-se ameaçador às presas e combativo aos predadores. Sua coloração pode variar entre marrom com bege e verde, camuflando-se com o ambiente onde vive. Embora seja da família das rãs, é mais parecido com um sapo, por ser grande e apresentar pele de textura rugosa. É originário do sul do Brasil e Argentina, onde também é conhecido como pac-man. Apresenta hábito noturno e passa a maior parte do dia enterrado em meio a folhas, musgos e capins em solo de florestas tropicais, saindo apenas à noite para se alimentar e procurar fêmeas para reprodução.

Leia também: 
>> Como criar rã
>> GR Responde: conheça a cobra-de-capim

CONSULTOR: ADRIANA SACIOTO MARCANTONIO, pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply