Skip to main content

Preços do milho voltaram a avançar no acumulado de novembro (Foto: Marcelo Min/Ed.Globo)

O levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP), mostra que os preços do milho voltaram a avançar no acumulado de novembro.

O Indicador Esalq/BM&FBovespa (Campinas – SP) subiu 10,7% entre 31 de outubro e 30 de novembro, fechando a R$ 37,81/saca de 60 kg no último dia do mês. Já a média de novembro foi apenas 0,4% superior à de outubro, segundo o Cepea.

+ Comissão do Senado aprova isenção de PIS/Cofins para o milho

Os pesquisadores explicam que ao longo de novembro os preços do milho oscilaram, ora sustentados pela retração vendedora, ora pressionados pelo bom desenvolvimento das lavouras da safra verão. “Porém, na maior parte do período, os valores estiveram em alta.”

Segundo eles, a valorização esteve atrelada à retomada das compras no mercado interno – demandantes buscavam antecipar as aquisições e repor os estoques para o final do ano. “No entanto, o baixo ritmo das exportações e as condições climáticas favoráveis em novembro deixaram parte dos compradores relativamente mais tranquilos.”

Nos mercados de lotes (negociações entre empresas) e de balcão (preços pagos ao produtor), as cotações subiram 1,7% e 3,3%, respectivamente, no acumulado de novembro. Os pesquisadores observam que os preços de milho se comportaram de maneira regionalizada em novembro.

Siga a Globo Rural no Instagram

O Cepea constatou que nos estados consumidores de São Paulo e de Santa Catarina, as cotações se mantiveram em alta na maior parte do período. “Nesses estados, produtores não têm demonstrado interesse em negociar, uma vez que a maioria deles está capitalizada.” Já na região Centro-Oeste, os valores oscilaram mais, conforme a demanda e a oferta da semana, mas fecharam o mês em alta, impulsionados pela procura paulista.

(Divulgação/Cepea-Esalq/Usp)

 

No Sul do País, principalmente no Rio Grande do Sul, as cotações caíram significativamente, pressionados pelo bom andamento da safra verão, dizem os pesquisadores. “As atuais condições climáticas sustentam as estimativas de produtividade elevada, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul. Esse cenário favoreceu a retração compradora em novembro.”

Os pesquisadores destacam que apesar do aumento dos embarques de milho em novembro, o volume exportado no acumulado do ano ainda é bem inferior ao registrado em 2017, reforçando o recuo dos compradores. Em novembro, as exportações de milho superaram os embarques do mesmo mês do ano passado pela primeira vez no ano, somando 4 milhões de toneladas, quantidade 25% maior que a de outubro e 13% superior à de novembro/17. Considerando o ano safra exportação (fevereiro/18 a novembro/18), o volume embarcado foi 29% menor que o do mesmo período de 2017.

+ Vendas de milho dos EUA caem 7% na semana, mas crescem na média

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply