Skip to main content

O Sítio do Moinho, encravado no Vale do Itaipava no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Fernando Martinho/ Ed. Globo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cravado no Vale de Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, o Sítio do Moinho foi escolhido o mais sustentável do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo nesta terça-feira (04/12). "É inacreditável. Quando compramos essa área, em 1989, não imaginávamos estar aqui hoje sendo premiados. Somos muito pequenos, mas dedicamos a nossa vida a esse trabalho", disse Dick Thompson, um dos proprietários antes de passar a palavra à esposa, Ângela, com quem trabalha.

"Estou sem palavras. A gente ama o que faz. A produção orgânica segue regras muito severas de produção e a sustentabilidade é um dos pilares da agricultura orgânica. A gente vai da semente até a cozinha do cliente. Participamos de feiras no Rio de Janeiro. Agora estamos brigando para as embalagens biodegradáveis, que custam muito mais. Ainda temos um desafio que é tirar todo o plástico do restaurante e das porções", disse Angela.

O trabalho no sítio de 52 hectares dedicados à olericultura orgânica, em Petrópolis, começa logo cedo. A produção agrícola de vegetais orgânicos se mistura à fabricação de pães, também orgânicos, os primeiros a serem produzidos no Brasil com certificação.

Juntos, pães, vegetais e mais uma lista de produtos orgânicos adquiridos de produtores rurais parceiros compõem o principal produto da propriedade, as cestas domiciliares de alto valor agregado idealizadas pelos donos do negócio, o ex-banqueiro John Richard Lewis Thompson, o Dick, e Ângela Thompson.

+ Diversidade ganha espaço no campo
+ Como mensurar o impacto ambiental de sua fazenda

+ Fazenda Obrigado, 2ª colocada no Prêmio Fazenda Sustentável
+ Fazenda Palmito, 3ª colocada no Prêmio Fazenda Sustentável

O diferencial do Sítio do Moinho (e o que lhe garante maior rentabilidade) é que, da colheita ao prato do consumidor, há um intervalo de apenas 12 horas, sem intermediários. Lá, as lavouras produzem o ano todo, de acordo com a “época” de cada alimento. Além disso, em pelo menos 12 estufas há sistemas de som instalados. “Li num livro (The secret life of plants) que a música clássica pode estimular o desenvolvimento das plantas”, conta Dick. 

Com estas iniciativas, proteção de nascentes, rotação de culturas, controle biológico e outras práticas socioambientais, o Sítio do Moinho recebeu o título de campeão do 5º Prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela Revista Globo Rural nesta terça-feira (4/12), em São Paulo (SP). Conheça a propriedade no vídeo abaixo ou assista no YouTube.
 

 

Siga a Globo Rural no Instagram

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply